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Parashat Shel Sheviit Chag Pessach/Matzot 5785

B”H


Essa semana estamos lendo porções da Torá referentes as festividades de Chag Pessach e Chag Matzot, e no Shabat e do último dia de Pessach/Matzot desse ano, leremos as porções do Sétimo e Oitavo dia de Pessach/Matzot, respectivamente, depois de termos saído há sete dias atrás do Egito, às pressas.


●       Primeiro dia(Yom Tov): Shemot(Êxodo) 12:21-51 (instruções sobre as leis de Pêssach) e Números 28:16-25 (Korban Pêssach).

●       Segundo dia (Yom Tov): Vayikrá(Levítico)22:26-23:44 (Lei da santidade e das festas).

●       Dias intermediários(Chol Hamoed)

●       3 - Shemot(Êxodo) 13:1-16 (instruções para Pêssach),

●       4- Shemot(Êxodo) 22:24-23:19 (Leis das Festas),

●       5- Shemot(Êxodo) 34:1-26 (Revelação dos Treze Atributos da Misericórdia) e

●       6- Bamidbar(Números) 9:1-14 (o "Segundo Pêssach").

●       Sétimo dia(Yom Tov): Shemot(Êxodo) 14-15:1-21

●       Oitavo dia (Yom Tov): Devarim(Deuteronômio) 15:19-16:17 (ciclo anual de festas, incluindo Pêssach, com as leis associadas)


O sétimo dia de Pessach/Matzot é um dia que a tradição judaica comemora dois eventos: a travessia do Mar dos Juncos(ou Mar Vermelho)e a canção do Mar(Shirat Hayam, apesar de também termos uma comemoração a parte para essa canção, um Shabat especial na leitura anual da Torá - Shabat Shirá, quando lemos essa Parashat que cai na Parashat Beshalach).


O oitavo dia de Pessach/Matzot(Acharon Shel Pessach) é o dia que a tradição judaica comemora a redenção de Israel, inclusive muitos judeus tem o costume de fazer a Seudat Mashiach em lembrança ao tempo futuro do Mashiach, o período de plena liberdade! O número oito tem relação com a transcendência e está acima do natural, do número sete. Além disso, invocamos a memória de nossos antepassados por causa da festa e alguns judeus acreditam que eles estão mais presentes e nos “visitam” durante as festividades e ocasiões especiais. Isso conecta o passado com o presente e o futuro!

O principal texto dos últimos dias do Chag Pessach/Matzot é a Shirat Hayam, a Canção do Mar…


Shemot(Êxodo)15:


“Az Yashir Moshe uvene Israel et Hashira Hazot LAdonai vaiomeru lemor: Ashira LAdonai Ki Gao Gaa, sus verochvo rama bayam…”.  -  “Então Moshe e os israelitas entoa­ram este cântico ao Eterno:


"Cantarei ao Eterno, pois Ele triunfou gloriosamente. Lançou através do Mar, o cavalo e o seu cavaleiro!”


“Mi Chamocha BaElim Adonai, Mi Chamocha Needar Bakodesh, Norá Tehilot Osse Felê…”.   - "Quem entre os deuses/poderes é semelhante a ti, Eterno? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, Grandioso em feitos gloriosos, autor de muitas maravilhas…”


“Adonai Yimloch Leolam Vaed…”  - “O Eterno reinará eternamente"


A Canção do Mar é uma poesia épica, que descreve um estado que liga passado, presente e futuro, a uma mesma essência, a busca pela liberdade! Através dessa canção, os seres humanos podem compreender que a liberdade não é fruto de um único homem ou de um poder, mas ela vem do Sagrado e ninguém, nenhum poder humano, terrestre ou existencial tem o mérito de nos tirar esse direito vindo dos Céus! É através de uma canção como essa que expressamos aos quatro cantos do mundo, a nossa liberdade e proclamamos a toda humanidade, a possibilidade de ser livre também!! O “Mar” divide os dois estados da nossa condição humana, o antes e o após da liberdade física, e a Canção marca e eterniza de forma épica essa travessia. Até os dias atuais, muitos povos no mundo ainda não atravessaram o “Mar” e não entoaram sua própria Canção de Liberdade. É papel de Am Israel, de Medinat Israel, ajudar a todas as nações e a toda a humanidade a completar essa travessia e quando esse dia chegar, o Sagrado será UM e o Nome do Eterno, como sempre foi será Múltiplo e Diverso, porém será apenas UM.


“Kakatuv betoratecha: Adonai yimloch leolam vaed. Vene'emar: Vehaya Adonai lemelech al kol ha'aretz, bayom hahu yiheyeh Adonai Echad u'shemo Echad!”


“Peço desculpas a todos vocês de antemão por quaisquer erros que tenha cometido.

Fiquem a vontade para fazerem recomendações e correções ao texto”


Saulo Brandão de Aguiar(Beniamin Ben Avraham)


Amen!


Referências:

Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)

Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan Z”TL(Editora Maayanot)

Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L

em português(Site da Sinagoga Edmond Safra)

Torá Comentada - Rabino Samson Raphael Hirsch - Beshalach

Veshinantam Ano 7, N 332 Parashat Beshalach

Rabino Nilton Bonder - Parashat Beshalach:

 

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