top of page

Parashat Shoftim

Atualizado: 7 de set. de 2022

Por Ana Célia Zalcbergas, Cláudia Loureiro, Maria Antônia Palmeira e Vera Brachmans.


ree

Montagem criada por Roberto Camara Jr. em cima de ilustração de Domínio Público.


Toda Parashá́ é muito especial e essa, não fugiria à regra. Ela começa com o andamento

“nomear juízes, Shoftim, que é o nome dessa Parashá́, e policiais para todas as tribos, em todas as cidades do território de Israel”. O povo hebreu estava prestes a entrar na Terra Prometida e essa foi a forma com que o Eterno nos instruiu a lidar com os inevitáveis conflitos entre as pessoas. Os Shoftim foram escolhidos para julgar o povo com reto juízo. Ou seja, de forma imparcial, não fazendo nenhuma distinção. Outra advertência é a de não aceitar subornos, pois faz cegar os olhos dos sábios e subverte as palavras justas.


Quando se fala em juízes e policiais designará para ti, acho que é para nos lembrar que antes de julgar os outros devemos ser juízes de nós mesmos. Temos que ser justos e procurar exercitar com equilíbrio no nosso dia a dia e não julgar as pessoas pelas atitudes ou aparências. O autoconhecimento e a vontade de evoluir deve fazer parte do ser humano como um todo, para poder olhar para si e ver o que pode melhorar.


Nos ensina que devemos respeitar autoridades e seus líderes, para ter um convívio melhor na sociedade, mesmo que não concordemos com seus posicionamentos. Ser coerente e justa em nossa vida cotidiana, evitar julgamentos de toda espécie e respeitar as leis e regras, são parte dos maiores ensinamentos que a Parashá́ nos ensina.


A Torá fala também sobre os assassinos acidentais, aqueles que não tinham intenção de

matar para esses Moises indica que se designe três cidades que sirvam de refúgio para

assassinos acidentais.


A Torá então fala de vários aspectos da conduta da nação durante a guerra, dizendo-lhes para não temer os inimigos, e relacionando aquelas pessoas que estão isentas do serviço militar. Deve-se primeiro dar ao inimigo a oportunidade de paz, e o povo judeu deve ser cuidadoso para não destruir nenhuma arvore frutífera durante a batalha.


Fala ainda sobre o caso do assassinato não resolvido e com o ritual da Eglá Arufá, a novilha decapitada, que serve como expiação para o povo das cidades vizinhas por não terem impedido o assassinato. Com a evolução histórica e a modernização dos tipos de crimes, as leis e punições também são outras, mas acreditamos que a mensagem seja que até́ mesmo na guerra precisamos ter ética e regras de boa conduta, que a guerra não é o jogo do "vale tudo". A justiça, a ética e a retidão devem sempre nos acompanhar. Devemos agir e pensar sempre em ser justos, íntegros, éticos e dignos em todas as situações. A mensagem é de busca pela justiça. Como dito antes, se tivermos que julgar alguém, devemos julgar a nós mesmos.

Posts recentes

Ver tudo
Parashá Hashavua Nôach (Descanso)

2ª Porção Semanal - Bereshit (Gênesis de 6:9 - 11:32; Haftará em Isaías 54:1-55:5)    A parashá Bereshit terminou com a seguinte frase: “E Nôach achou graça aos olhos do Todo Poderoso”. São muitas as

 
 
 
Parashá Chayê Sará

Gênesis 23: 1-2 1 – E foram as vidas de Sará 100 anos, e 20 anos, e 7 anos; foram os anos das vidas de Sará. 2 – E morreu Sará em Kiriát Arbá, que é Chevrôn, na terra de Canaã... Assim começa a Parash

 
 
 
Parashá Lech Lechá 

A Jornada que Começa no Silêncio da Alma Bereshit 12:1 – 17:27 -  Haftarah: Isaiah 40:27 - 41:16 A Parashat Lech Lechá marca um ponto de inflexão na narrativa bíblica e na história espiritual da human

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page