top of page

Parashat Shoftim

“Juízes e polícias designarás para ti em todas as tuas cidades e julgarão o povo com reto juízo. Não torcerás o juízo, não farás distinção de pessoas e não tomarás suborno, porque o suborno cega os olhos dos sábios e subverte as palavras justas. A justiça, e somente a justiça, seguirás”.

Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay


A justiça e a bondade, constituem a essência dos ensinamentos da Torá. E essas virtudes caminham de mãos dadas. Não existe bondade sem justiça. Não existe justiça sem bondade. A Parashá Shoftim desnuda algumas das maiores imperfeições do ser humano. E nos mostra o comportamento que todos devemos seguir, em busca da evolução pessoal e coletiva. Em um cenário ideal – quem sabe no mundo vindouro – não precisaríamos nem de polícias, nem de juízes, porque só praticaríamos o bem. Mas os nossos desejos e ambições nos levam a cometer muitos erros. A começar pela deferência ou pela indiferença em relação às pessoas, a depender de interesses e posições sociais. Frequentemente distinguimos pelo ter e não pelo ser, sem sequer nos darmos conta. Por isso a Torá recomenda – em especial a quem está investido do poder e da responsabilidade de julgar – que não façamos distinção entre as pessoas. Que prevaleça o julgamento do ato e não de quem o cometeu.


“Não tomarás suborno, porque o suborno cega os olhos dos sábios e subverte as palavras justas”. Com que delicadeza e profundidade a Torá define tão abominável e cotidiano comportamento! Quantas injustiças são cometidas quando o ego – ou o bolso – são acariciados!


“A justiça, e somente a justiça seguirás”. O certo é o certo, sempre. Não há meio termo. Em nosso íntimo, sabemos o que nos faz bem e, do contrário, o que nos traria vergonha e arrependimento se exposto à luz do dia. Não há nada mais digno do que deitarmos à noite com o coração tranquilo e a consciência leve diante de Deus. Que assim sejam todos os dias de nossas vidas!


Shabat Shalom!


Posts recentes

Ver tudo
Parashá Beshalach

(Ex 13:17 - 17:16 e Haftará Juízes 4:4 - 5:31)   Shabat Shirá  é o nome dado ao Shabat em que se lê a Parashá Beshalach, destacando a “Canção do Mar” (Shirat HaYam) – o cântico de louvor que os israel

 
 
 
Parashá Bo

(Êxodo 10:1-13:16)   A Parashá Bo (Êxodo 10:1-13:16) é a 15ª porção semanal da Torá. O nome Bo significa “Vá”, “Vai” ou “Entre”, referindo-se ao primeiro verso desta seção, em que D’us diz a Moisés: “

 
 
 
Parashá Shemot 

(Shemot - Êxodo - 1:1 - 6:1) (O que significa nomear?) (O que significa ter identidade?) (O que significa ter essência?) (O Nome releva o nosso passado, nosso presente e nosso futuro?) (Qual é o Nome

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page