top of page

Parashat Tazria

 Rituais de Pureza (  Vaicrá\ Levítico 12:1–13:59)


A parágrafo Tazría é a 27a. leitura do ciclo anual e comumente é lida em conjunto com a próxima parashah, Metzora, neste ano por ser um com o mês adicional ( Adar II), é lida separadamente. Tazria  ou Ki Tazria' (טזריע‎— da palavra Hebraica para "parto", deriva da  palavra raiz זרא‎ significa "semente"). A parashá como muito Vaicrá como um todo, tem um foco nas leis detalhadas de impureza ritual relacionadas ao parto, discute o processo de purificação das mulheres após o parto, abrange também regras para identificação e tratamento de doenças de pele, enfatiza a importância de manter a limpeza física e espiritual e contém instruções detalhadas para os cohanim em relação a casos de impureza ritual.


Um trecho particularmente muito comentado pelos nossos sábios faz menção a orientação do Eterno a  Moisés e Aaron que quando uma pessoa apresentasse inchaço, erupção cutânea, descoloração, afecção escamosa, inflamação ou queimadura, isso deveria ser relatado ao Kohen, que examinaria sua cor e profundidade para determinar se a pessoa estava ritualmente pura ou não. Esta “enfermidade “, tzara'at, é  uma "condição" que teríamos grande dificuldade em definir ou mesmo reconhecer se a víssemos, e como suas leis não são mais aplicáveis.


 Os nossos sábios, consideram a característica definidora do nossoTzelem Elohim, Semelhança Divina, a capacidade de fala. Depois de alguns versos na Parashá Tazria relacionados à criação, temos muitos, muitos versos detalhando as leis de tzara'at.


Nossos Sábios viam o tzara'at como resultado direto do mau uso da fala. Assim como o homem foi banido do Gan Eden, a metzora foi banida do acampamento de Israel.A fala é uma ferramenta muito poderosa. A maneira como falamos com D'us, com nossos filhos, nossos vizinhos, nossos colegas, nossos amigos e até mesmo com nossos inimigos ajudará a determinar nosso destino. Seremos banidos da presença de D'us ou merecemos viver de acordo com nosso Tzelem Elohim? Shabat Shalom!


Posts recentes

Ver tudo
Parashá Beshalach

(Ex 13:17 - 17:16 e Haftará Juízes 4:4 - 5:31)   Shabat Shirá  é o nome dado ao Shabat em que se lê a Parashá Beshalach, destacando a “Canção do Mar” (Shirat HaYam) – o cântico de louvor que os israel

 
 
 
Parashá Bo

(Êxodo 10:1-13:16)   A Parashá Bo (Êxodo 10:1-13:16) é a 15ª porção semanal da Torá. O nome Bo significa “Vá”, “Vai” ou “Entre”, referindo-se ao primeiro verso desta seção, em que D’us diz a Moisés: “

 
 
 
Parashá Shemot 

(Shemot - Êxodo - 1:1 - 6:1) (O que significa nomear?) (O que significa ter identidade?) (O que significa ter essência?) (O Nome releva o nosso passado, nosso presente e nosso futuro?) (Qual é o Nome

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page