top of page

Parashat Tazria

 Rituais de Pureza (  Vaicrá\ Levítico 12:1–13:59)


A parágrafo Tazría é a 27a. leitura do ciclo anual e comumente é lida em conjunto com a próxima parashah, Metzora, neste ano por ser um com o mês adicional ( Adar II), é lida separadamente. Tazria  ou Ki Tazria' (טזריע‎— da palavra Hebraica para "parto", deriva da  palavra raiz זרא‎ significa "semente"). A parashá como muito Vaicrá como um todo, tem um foco nas leis detalhadas de impureza ritual relacionadas ao parto, discute o processo de purificação das mulheres após o parto, abrange também regras para identificação e tratamento de doenças de pele, enfatiza a importância de manter a limpeza física e espiritual e contém instruções detalhadas para os cohanim em relação a casos de impureza ritual.


Um trecho particularmente muito comentado pelos nossos sábios faz menção a orientação do Eterno a  Moisés e Aaron que quando uma pessoa apresentasse inchaço, erupção cutânea, descoloração, afecção escamosa, inflamação ou queimadura, isso deveria ser relatado ao Kohen, que examinaria sua cor e profundidade para determinar se a pessoa estava ritualmente pura ou não. Esta “enfermidade “, tzara'at, é  uma "condição" que teríamos grande dificuldade em definir ou mesmo reconhecer se a víssemos, e como suas leis não são mais aplicáveis.


 Os nossos sábios, consideram a característica definidora do nossoTzelem Elohim, Semelhança Divina, a capacidade de fala. Depois de alguns versos na Parashá Tazria relacionados à criação, temos muitos, muitos versos detalhando as leis de tzara'at.


Nossos Sábios viam o tzara'at como resultado direto do mau uso da fala. Assim como o homem foi banido do Gan Eden, a metzora foi banida do acampamento de Israel.A fala é uma ferramenta muito poderosa. A maneira como falamos com D'us, com nossos filhos, nossos vizinhos, nossos colegas, nossos amigos e até mesmo com nossos inimigos ajudará a determinar nosso destino. Seremos banidos da presença de D'us ou merecemos viver de acordo com nosso Tzelem Elohim? Shabat Shalom!


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page