top of page

Parashat Vaerá

(E Apareci)


British Museum, Public domain, via Wikimedia Commons


Nesta Parashá o Eterno fala a Moisés e ordena que vá, juntamente com Arão, ao Faraó e diga que liberte os filhos de Israel da escravidão no Egito. Alerta que o coração do Faraó se endureceria e ele não permitiria, apesar de sucessivos e duros golpes com que os egípcios seriam afligidos, caso essa determinação não fosse atendida.


Enquanto isso, o povo hebreu era castigado mais e mais e reclamava a Moisés, a quem julgavam responsável. Não vislumbravam a promessa de liberdade, que lhes parecia inacessível. Queriam apenas uma carga menor de trabalho.


Advêm, então, as sete primeiras pragas, uma após a outra: as águas do Nilo se convertem em sangue; rãs (ou crocodilos, segundo algumas interpretações) sobem do Nilo e infestam toda a terra; piolhos; animais ferozes; peste; sarna; e chuva de pedras (granizo). Essas pragas impuseram dor cada vez maior a todo o povo, mas nada alcançava os hebreus. Nossos sábios sustentam que cada praga representava um tipo similar de humilhação imposta pelos egípcios ao nosso povo. Assim é a justiça divina: a cada ação, uma consequência correlata.


O Faraó sentia o peso de cada uma delas e, por breves momentos, prometia concordar, mas voltava atrás tão logo o sofrimento cessasse. Esse comportamento diz muito de todos nós. Quantas vezes nos voltamos a Deus nos dias de angústia e d’Ele nos afastamos assim que nos sentimos aliviados? Somos imediatistas e frequentemente alheios aos problemas de quem está ao nosso redor, se não nos sentimos pessoalmente atingidos por suas aflições...


Mas a vida sempre nos relembra que o que advém a um, pode advir a todos e a qualquer um de nós. Fazemos parte de um mesmo mundo e a humildade, o respeito e a solidariedade nos fortalecem como indivíduos e como povo. Pensemos nisso!


Shabat Shalom!


Posts recentes

Ver tudo
Parashá Beshalach

(Ex 13:17 - 17:16 e Haftará Juízes 4:4 - 5:31)   Shabat Shirá  é o nome dado ao Shabat em que se lê a Parashá Beshalach, destacando a “Canção do Mar” (Shirat HaYam) – o cântico de louvor que os israel

 
 
 
Parashá Bo

(Êxodo 10:1-13:16)   A Parashá Bo (Êxodo 10:1-13:16) é a 15ª porção semanal da Torá. O nome Bo significa “Vá”, “Vai” ou “Entre”, referindo-se ao primeiro verso desta seção, em que D’us diz a Moisés: “

 
 
 
Parashá Shemot 

(Shemot - Êxodo - 1:1 - 6:1) (O que significa nomear?) (O que significa ter identidade?) (O que significa ter essência?) (O Nome releva o nosso passado, nosso presente e nosso futuro?) (Qual é o Nome

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page