
Imagem de ejaugsburg por Pixabay
Gênesis 47:28-50:26)
(Como viver a Vida)
(Como deixar um legado)
(Como viver para “sempre” ...)
(Como enxergar além)
(Como ser um profeta)
Como você vê a sua Vida? Como as pessoas irão lembrar de você quando você não mais estiver aqui? Como você vê o futuro?
Como ter a visão ampla e enxergar além?
Yakov está morrendo, está saindo do plano da história da humanidade. Ele está diante de seus filhos e agora, no seu leito de morte, vê o seu passado, o seu presente e o seu “futuro” e o “futuro” são os seus filhos bem a sua frente. Ele está numa posição próxima do Nome Sagrado, de Adonai, do Elohim, do Eterno, por isso consegue enxergar todas as dimensões da realidade, assim como um profeta vê o mundo quando está declarando uma profecia.
Ele está na realidade do YHVH, do que contém os três tempos verbais, na realidade do Sempre.
A palavra profeta em hebraico é Navi e tem a ver, justamente com isso, com aquele que está próximo do Sempre ou aquele que é o intermediário do Sempre, seria a “boca” da Fonte da Vida.
E Yakov passou a ser, intermediário do Sempre. Na verdade, já não era tanto Yacov, e sim, Israel que estava ali.
Profeta (Navi) é uma palavra mais ampla do que o conceito de vidente (Ro’eh ou Hozeh), aquele que vê apenas o futuro. Tem a ver com o entendimento e a sabedoria, de como todos os tempos e dimensões, passado, presente e futuro se relacionam, se misturam e interagem entre si e para isso, é preciso está próximo da fonte da Vida, do Eterno ou da Existência para poder entender e poder ser um transmissor, um porta voz, um oráculo para as outras pessoas que não estão vendo a realidade maior e estão entretidas com a vida.
Talvez Yakov no início de sua vida, estivesse preso a linha do tempo, continua.
Da mesma forma, muitos de nós pensamos que o passado já não existe mais, o presente é o que importa é o futuro, ainda não se sabe...
Entretanto Israel, sabe que o passado, o presente e o futuro existem ao mesmo tempo e que os tempos “conversam” entre si.
Esse é o segredo, portanto, de se viver A Vida.
Assim como Yacov no início de sua vida e assim como os outros patriarcas, todos nós, percebemos a vida com início, meio e fim. O dia a dia nos distrai, cria uma ilusão de que as coisas passam. As experiências, as vezes, positivas ou negativas nos deixam presos na realidade finita. Vivemos as nossas questões pessoais e assim vamos “vivendo” a vida. Talvez menosprezando aquilo que realmente somos...
O segredo é entender que somos coletivo e individuo, tudo ao mesmo tempo. Que em mim, estão “reunidos” todos, os que vivem no passado, os que vivem no presente e os que “vivem” no futuro. Yacov e os patriarcas entenderam isso e os textos da Torá mostram isso:
“Se eu encontrei graça aos seus olhos, coloque sua mão sob minha coxa (jure para mim). Aja comigo com graça e bondade de verdade (Chessed VeEmet). Por favor, não me enterre no Egito.
Eu descansarei com meus pais... Israel inclinou-se para sobre a cabeceira da cama” (Segundo o Rashi, Virou-se para o lado da Shechiná, a Presença Divina...)
(Gênesis 47-29, 30 e 31)
“Yacov chamou por seus filhos. Ele disse:” Reúnam-se juntos aqui e eu lhes direi o que
acontecerá com vocês no final/fim dos dias (Acharit Hayamin). Ajuntem-se em volta e ouçam, filhos de Yacov, ouçam seu pai Israel”
(Gênesis 49:1-2)
Se você entender que a história de Israel, já tinha “começado” antes mesmo de Yacov nascer, quando começou o livro de Gênesis(No princípio...) e por isso, se inicia com “no princípio”, se você entender que a história de Israel, no final do livro de Gênesis(E viveu...)estava apenas “começando”, mesmo que ele Yacov estivesse morrendo, se você entender que nesse momento estamos escrevendo a história de Israel e no futuro, continuaremos a escrever a história de Israel e da humanidade, você entendeu todo o sentido do livro e talvez se você entenderá por que lemos e repetimos a leitura desse livro todos os anos e repetimos a leitura da Torá todos os anos, para que você aprenda a viver a Vida, alcance a “imortalidade” e aprenda a estar no Sempre...
Terminamos de ler o livro de Bereshit...
Chazak Chazak Venitchazek!!!
“Peço desculpas a todos vocês de antemão por quaisquer erros que eu tenha cometido. Fiquem à vontade para fazerem recomendações e correções ao texto”
Amém!
Referências:
VeShinantam - Parashat Vaiechi
Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)
Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan (Editora Maayanot)
Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L
em português (Site da Sinagoga Edmond Safra)
Sobre D-us e o Sempre - Rabino Nilton Bonder - Editora Rocco
Sapiens - Uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari
Comments