top of page

Parashat Vaiêchi



ree

A Parashá VAIÊCHI, última do primeiro livro da Torá, BERESHIT, descreve as mortes de Jacob e, mais tarde, de José. 


Jacob faz José jurar que o enterrará na Terra de Israel. Queria deixar claro à sua descendência que ali estavam de passagem e que retornariam à Terra que o Eterno lhes havia prometido. 


Abençoa a Efraim e Menashé, filhos de José, assim como a todos os seus filhos, a cada um de acordo com sua característica e com o que vislumbrava para o seu futuro e o de sua descendência. 


E morre Jacob aos 147 anos de idade. E José, conforme prometera, o leva para ser enterrado em Machpelá, ao lado de Lea, uma de suas esposas; de seus pais Ytschak e Rivka; e de seus avós, Abraão e Sara. 


Ao retornar ao Egito, seus irmãos temeram que, agora que seu pai morrera, José se vingaria deles. E ele os tranquiliza, garantindo que não nutria tais sentimentos e que cuidaria deles. 


José faz seus irmãos prometerem que também a ele, quando morresse, não enterrariam no Egito, mas na Terra de seus antepassados. E morre, aos 110 anos. 

Naquele momento, não imaginavam o sofrimento que os aguardava pela frente, quando perderiam a proteção do Faraó e seriam escravizados, sustentando-se pela fé no Eterno, até que Moisés, quase 400 anos depois, conduziria todo o povo à liberdade física e espiritual. Mas essa já é uma outra história...


Shabat Shalom!


Posts recentes

Ver tudo
Parashá Hashavua Nôach (Descanso)

2ª Porção Semanal - Bereshit (Gênesis de 6:9 - 11:32; Haftará em Isaías 54:1-55:5)    A parashá Bereshit terminou com a seguinte frase: “E Nôach achou graça aos olhos do Todo Poderoso”. São muitas as

 
 
 
Parashá Chayê Sará

Gênesis 23: 1-2 1 – E foram as vidas de Sará 100 anos, e 20 anos, e 7 anos; foram os anos das vidas de Sará. 2 – E morreu Sará em Kiriát Arbá, que é Chevrôn, na terra de Canaã... Assim começa a Parash

 
 
 
Parashá Lech Lechá 

A Jornada que Começa no Silêncio da Alma Bereshit 12:1 – 17:27 -  Haftarah: Isaiah 40:27 - 41:16 A Parashat Lech Lechá marca um ponto de inflexão na narrativa bíblica e na história espiritual da human

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page