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Parashat Vayikrá

A parashá dessa semana é:

Vayikrá( Levítico 1:1 - 5:26)

(Como se aproximar, com

como fazer refeições, como fazer comemorações, como fazer festas...)



Imagem de Darkmoon_Art por Pixabay



A palavra Vayikrá quer dizer:

E Chamou...

Quem chamou quem?

O Eterno chama Moshe, para a Tenda do Encontro para aprofundar e estreitar uma relação já antiga e para falar sobre os “sacrifícios”, entre aspas...


Por que falar sobre sacrifícios? E o que isso tem a ver com uma relação?


A parashá inicia com as descrições nos mínimos detalhes dos “sacrifícios” que eram realizados no Santuário(Mishkan)


Colocar “sacrifícios” entre aspas é muito proposital por que essa palavra é uma tradução muito ruim da palavra Korban


A palavra Korban tem a raiz em três Letras K R B. A mesma raiz da palavra Karev que significa aproximar, achegar, ficar perto.


Uma melhor tradução da palavra Korban para mim seria Refeição, Café da Manhã, Almoço, Jantar, Confraternização, Festa, Comes e Bebes....


São nessas ocasiões que nós nos aproximamos uns dos outros. A Refeição na Torá é elevada ao nível do Sagrado, Separado do Comum apesar da maioria de nós fazermos refeições todos os dias e isso parecer bastante “comum”, mas não deveria ser...


Assim como, são também nessas ocasiões que nós nos reconciliamos uns com os outros. É através de refeições que perdoamos, reatamos laços, reforçamos laços, enfatizamos momentos importantes, fazemos proposições para o futuro entre outras coisas...


Chamar “alguém” para fazer uma refeição é o que a Torá enfatiza tanto nessa parashá. Nos tempos antigos, a reconciliação era feita através de uma refeição e a Torá mostra isso. A Torá descreve, portanto, os tipos de refeições que são feitas, todas conduzidas por um anfitrião, o sacerdote:


Tipos de refeições da Torá:


  • Olá(A que sobe, Completa) - A refeição em que você oferece para outra “pessoa” e não compartilha dela. A intenção é agradar a outra pessoa e fazer um momento especial para ela. Seria mais ou menos, o que um chef de cozinha faz em um restaurante para os seus convidados. Seria também a refeição que sua mãe, avó, avô, pai ou parente faria com todo o carinho para ver você comer e se sentir feliz! Na Torá, esta é a “refeição” que você oferece por completo, ao Eterno, apesar DEle/DEla não comer e não precisar... O que vale mais é a intenção.


A expressão que a Torá usa para bem-estar é Lereach Nichoach, um Cheiro Agradável. Lembra o momento que nós temos quando alguém faz comida para nós e sentimos o “cheirinho” da cozinha, que sobe... Para o Eterno isso é levado em consideração, mas no nível simbólico...


  • Tamid (Continua) - A refeição que sempre acontece, ou seja, Café da Manhã, Almoço e Jantar no nosso país. As vezes nós não damos tanta importância para essas refeições e não valorizamos elas, mas elas são extremamente especiais, pois são a manutenção da Vida, sem elas a Vida acaba. E essa refeição era oferecida a HaShem em nome de todo o povo, em nome de todo Israel. E por que era uma refeição coletiva? Para mostrar simbolicamente que não deveria faltar comida em Israel, na Casa de Israel. Para o Eterno é inadmissível alguém passar fome e sede. A sociedade que possui fome e sede é uma sociedade muito má, segundo a Torá, condenada a destruição futura... Isso lembraria a todos que a obrigação do povo e do Templo era contribuir para que não faltasse comida e bebida em todo o país. Para que não faltasse o básico para todas as pessoas. Esse é a interpretação judaica do texto do profeta Malachi (Malaquias 3:10) que muitos evangélicos usam de forma descontextualizada: “Tragam a décima parte de sua plantação ao depósito do templo, para que haja alimento na Casa de Israel, em “Minha Casa”. Ponham-me à prova, diz o Eterno das Multidões, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos (chuvas) que nem terão onde guardá-las”.


A Torá também usa a expressão Lereach Nichoach, para esse tipo de refeição, porque é agradável e traz bem-estar ver que todos possuem comida e estão comendo!


  • Minchá( Refeição voluntária para ressaltar a importância do momento presente e de se oferecer presentes). Lereach Nichoach também é usado porque está no momento presente é bem-estar.


  • Shelamim (A refeição de alívio após resolver uma dívida ou um problema e assim ficar em estado em paz).


  • Todá (A refeição de agradecimento, por um motivo especial)


  • Bicurim( A refeição após a conquista dos primeiros frutos ou dos primeiros resultados).


  • Chatat (A refeição de reparação de um erro involuntário)


  • Asham ( A refeição de reconciliação após um erro voluntário, proposital)


  • Chaguigá( a refeição das festas, das comemorações)


Havia muitos outros tipos de “refeições”, como a refeição de um líder que errou, do sacerdote(anfitrião) que errou, dos líderes que erraram, da nação que errou, das festas nacionais, dos eventos universais, dos fenômenos naturais...


Todas essas refeições são acompanhadas da expressão Lereach Nichoach porque todas elas são um alento a alma e trazem conforto. As plantas e os animais que faziam parte da oferenda deveriam ser sagrados e elevados, senão a morte deles seria em vão.


Algumas dessas refeições tinham cardápio fixo, outras eram tinham cardápio variado, outras eram feitas conforme as posses da pessoa que estava oferecendo a comida. Cada um só poderia oferecer uma comida que estivesse dentro de suas posses. Nenhuma refeição oferecida era considerada melhor do que a outra, mesmo que tivessem materiais de diferentes valores. Havia refeições mais ricas e outras mais pobres. Todas eram iguais se fossem oferecidas de coração. As refeições que não eram doadas de coração, eram indigestas... Todas as refeições tinham receitas que se fossem seguidas e fossem feitas com carinho, eram aceitas com bastante agrado(Lereach Nichoach...)


Espero que quando você tiver uma refeição, se lembre o quanto é sagrado e separado esse momento e o quanto oferecer uma refeição com carinho, com agrado, importa muito. É o mesmo que está no Santuário, no Beit HaMikdash. A sua mesa de jantar é o lugar onde você apresenta o Korban ou a Refeição, seja ao Eterno, a sua família, a sua comunidade e por que não, a sua nação ou humanidade. Tente “elevar” sempre a refeição que você estiver fazendo através de uma benção e intenção. As plantas e os animais que estão ali precisam ser “elevados”, senão a morte deles será em vão. Lembre-se o quanto é importante a memória afetiva de cada comida que você comeu desde as primeiras vezes com sua mãe ou seu pai e quando o alimento não era apenas alimento, mas também era nutrição para alma, era carinho, era agrado para alma... era Lereach Nichoach...


“Peço desculpas a todos vocês de antemão por quaisquer erros que eu tenha cometido. Fiquem à vontade para fazerem recomendações e correções ao texto”


Amém!


Referências:

Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)

Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan ZT”L (Editora Maayanot)

Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L

em português(Site da Sinagoga Edmond Safra)


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