Exodus\Shemot 18:1 - 20:23
Yitro (ou Jetro), sogro de Moshé, sacerdote em Midiã, ficou sabendo de todos os Feitos Extraordinários que D'us fez no Egito para libertar os Israelitas e resolveu procurar o Grande Líder aos pés do Sinai. Com Yitro, vieram Tzipora, a esposa de Moisés, e seus dois filhos, Gershon e Eliezer.
Yitro se alegrou, dizendo: “Bendito seja HaShem. Agora eu sei que o Senhor é maior do que todos os deuses, em seguida fazendo sacrifícios e todos juntos festejaram. Estava ali um sacerdote pagão, reconhecendo a soberania do D'us único. Yitro observa também a metodologia de trabalho de Moshé, observa que é um modo que sobrecarrega o grande líder e sugere outro método de distribuição de tarefas entre os membros mais capacitados do povo, de modo que apenas as tarefas mais complicadas chegassem ao crivo do Profeta.
Na terceira lua nova após a saída do Egito, os israelitas acamparam em frente à montanha de D’ us no deserto do Sinai. Lá o Eterno pede a Moshé para lembrar os israelitas de tudo que foi realizado para libertá-los e que deveriam manter a Aliança agora estabelecida e ser uma "Nação de Sacerdotes".
Moisés transmite a mensagem de Deus ao povo e eles respondem como um, dizendo: "Tudo o que o Senhor falou, faremos". D'us pede a Moshé que avise ao povo para se purificar pois em 03 dias, a Presença Divina Estará No Mundo Sinais, cercada por Nuvens e relâmpagos. No dia anunciado, além dos esperados relâmpagos e das nuvens, ouviu-se também um som de Shofar, o que fez todo o povo estremecer.
Então D’us falou : “Eu, HaShem sou o seu D'us, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão. “Você não terá outro deus além de mim. "
“Não tomarás em vão o nome de HaShem teu Deus"
"Lembra-te do Shabat e santifique-o." “Honra teu pai e tua mãe para que perseverem na terra que o Senhor teu Deus Dá." “Não assassinarás”. “Não cometerás adultério.
“Não roubarás. "Não levantarás falso testemunho contra teu próximo."
“Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo,(...), nem coisa alguma do teu próximo.”
A experiência mística que acompanhou a entrega da Torah, trouxe medo aos israelitas, pois foi acompanhada de muitos fenômenos, que pediram a Moshé que intermediasse o processo. O povo ficou de longe enquanto Moshé se aproximava da presença Divina na espessa nuvem.
Estas 10 declarações, conhecidas como “ Os 10 Mandamentos”, vem a se tornar a base de toda moralidade. O Talmud (Shabat 88) comenta que quando HaShem entrega os Dez Mandamentos, Um Perfume se Espalhou por Todo o Mundo. Um perfume é sempre algo que não apenas se espalha, mas que deixa uma marca na memória. O Som do Shofar ouvido despertou os israelitas de seu sono espiritual, para presenciar o Extraordinário fenômeno que vai Mudar toda a história da humanidade e embora os demais povos não percebam o que significa o Perfume que sentiram neste dia, ele permaneceu na memória de todos e progressivamente se tornou a Marca que nos define como civilização, o código moral que orienta as relações do homem com a Divindade, mas sobretudo as relações humanas. Penso que este é o Perfume que foi espalhado pelo Mundo naquele dia.
Comments