Na sua fuga do Egito, Moshé Rabeinu se estabeleceu em Midiã, onde conheceu sua esposa Tziporah e Yitro ( ou Jetro),um sacerdote pagão de Midiã, que vivia próximo a Montanha de D´us, o Monte Horeb ou Monte Sinai e nesta parashá a família é reunida.
Yitro teve notícias de todos os Feitos Extraordinários que D'us fez no Egito para libertar os Israelitas e veio manifestar ao seu genro, agora líder dos israelitas, louvando a HaShem dizendo: “Bendito seja HaShem. Agora eu sei que o Senhor é maior do que todos os deuses”. Yitro reconhece a soberania do D'us ünico, mas passa a observar a exaustiva rotina de Moshé, sugerindo um estabelecimento de uma divisão hierárquica do trabalho.
Na terceira lua nova após a saída do Egito, os israelitas acamparam em frente à montanha no deserto do Sinai. O Monte Sinai, não era uma montanha particularmente majestosa, nossos sábios comentam que a escolha dela, revela a inclinação Divina para reconhecer os humildes. O Eterno instrui Moshé para lembrar os israelitas de todos os milagres ocorridos no Egito para sua libertação, ao tempo em que pede que os mesmo mantenham-se uma s e r uma "Nação de Sacerdotes".
Moisés transmite a mensagem de Deus ao povo e eles respondem como um, dizendo: "Tudo o que o Senhor falou, faremos". Em 03 dias, após rituais de purificação, pois Shekinah, A Presença Divina, Estará No Mundo com seus Sinais. O povo entretanto, mesmo alertado sobre os sinais, ao ouvir um som de Shofar se amedrontou.
Então HaShem declarou : “Eu, HaShem sou o seu D'us, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão. “Você não terá outro deus além de mim. "
“Não tomarás em vão o nome de HaShem teu Deus"
"Lembra-te do Shabat e santifique-o." “Honra teu pai e tua mãe para que perseverem na terra que o Senhor teu Deus te dá." “Não matarás. “Não cometerás adultério.
“Não roubarás”. "Não levantarás falso testemunho contra teu próximo."
“Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo,(...), nem coisa alguma do teu próximo.”
Estas “10 declarações”, serviram para moldar toda a base moral da humanidade. O Talmud ( Shabat 88) comenta que quando HaShem entrega os Dez Mandamentos, Um Perfume se Espalhou por Todo o Mundo. Um perfume é algo que se espalha sem o contato direto. Ele pode se diluir na atmosfera e mesmo aparentemente desaparecendo, ele deixa uma marca em nossa história e em nossa memória. No dia a dia, temos sempre oportunidade para reavivar o aroma sagrado do perfume que se espalhou naquele dia.
Comments