top of page

Parashiot Behar – Bechukotai


Imagem criada por IA para este texto


Essa semana temos duas Parashiot (Mechubarot):


Parashá Behar (No monte... como subir, como se erguer, como escalar o “monte”, como receber instruções, leis e mandamentos do “Monte”…)

Vayikrá (Levítico 25:1-26:2)


Parashá Bechukotai (Nos meus Estatutos, nos Meus Juízos, nos Meus protocolos… como se proteger, como estar seguro, como evitar “perigos”, como evitar acidentes, como respeitar os limites e os detalhes, como subir seguro no “Monte”, como manter e herdar a terra e a Terra…)

Vayikrá (Levítico 26:3–27:34)


E assim finalizamos a leitura do livro de Vayikrá. Chazak, Chazak Venitchazek!!!


Qual é a real importância das leis e dos mandamentos da Torá na sua vida? Essas regras fazem sentido para você nos dias de hoje?


Para alguns, na atual vida contemporânea, as leis, mandamentos e regras da Torá estão aparentemente distantes da realidade talvez por que não haja um entendimento do que a Torá quer dizer…, Mas se “traduzirmos” as palavras da Torá para uma linguagem mais simples, com palavras mais atuais, talvez fique muito mais fácil para aqueles que não entendem de compreender o que a Torá quer dizer…


Nas parashiot dessa semana, a Torá ressalta a grande importância das leis que ela irá passar a apresentar. Leis, mandamentos, instruções diretamente do Monte Sinai… O Talmud desenvolve esse conceito que é chamado de Halachá LeMoshe MiSinai.


A parashá Behar começa com a expressão BeHar Sinai:

Vayikrá 25:1 “VaIdaber HaShem el Moshe BeHar Sinai Lemor…”

“HaShem falou com Moshé no Monte Sinai, dizendo…”

E a parashá Bechukotai e todo o livro de Vayikrá (Levítico) termina com BeHar Sinai:

Vayikrá 27:34 “ Ele HaMitzvot Asher Tsivá HaShem Et Moshé El Benei Israel BeHar Sinai”


A ideia de BeHar Sinai mostra ao leitor a importância e o peso das palavras que irão ser ditas, da mensagem e da palavra que irá ser apresentada…


Uma palavra que nos dias atuais, traduz a mensagem e a palavra da Torá dessa semana, direto do Monte Sinai que se chama responsabilidade. Responsabilidade em todos os sentidos, ambiental, social, interpessoal…todas essas estão descritas na Torá através de princípios. A lei do Shnat Shemitá, do ano de Shemitá e do Shnat Yovel é um exemplo claro da responsabilidade que a Torá exige de todos nós.


Vayikrá 25:2-7

“Quando vocês entrarem na terra que HaShem, seu D-us lhes vai dar, deixem que de sete em sete anos a terra descanse, em honra do Eterno. Durante seis anos semeiem os seus campos, podem as parreiras e colham as uvas. Mas o sétimo ano será um ano de descanso sagrado para a terra, um descanso dedicado a D-us, o Eterno. Nesse ano ninguém semeará o seu campo, nem podará as suas parreiras. Ninguém colherá o trigo que crescer por si mesmo, nem podará as parreiras, nem colherá as uvas. Será um ano de descanso completo para a terra. Os campos não serão semeados, mas mesmo assim produzirão o bastante para alimentar todos os israelitas, os seus dependentes e as suas dependentes, os seus empregados, os estrangeiros que vivem no meio do povo e também os animais domésticos e os animais selvagens. Tudo o que a terra produzir servirá de alimento.”


Em seis versículos, a Torá fala de diversos tipos de responsabilidades. Fala sobre a responsabilidade interpessoal, que cada um tem que ter com o seu próximo, ao garantir alimento, abrigo, segurança para cada ser humano… “Os campos não serão semeados, mas mesmo assim produzirão o bastante para alimentar todos os israelitas, os seus dependentes e as suas dependentes, os seus empregados, os diferentes e os estrangeiros que vivem no meio do povo” (Kavod HaAdam, Kavod HaBriot)


A Torá fala sobre a responsabilidade social, de garantir uma sociedade equilibrada, que possa ofertar recursos e provisões a todos, que evite a a injustiça, a violência(Hamas) e a guerra…(Dam Hadam, Derech Shalom, Veahavta learecha)… “ todos os israelitas, os seus dependentes e as suas dependentes, os seus empregados, os diferentes, os “estranhos”, os estrangeiros que VIVEM NO MEIO DO POVO...”


A Torá fala da responsabilidade que devemos ter com os animais… “ Os campos não serão semeados, mas mesmo assim produzirão o bastante para alimentar… animais domésticos e os animais selvagens.“ (Tzaar Baalei Chayim)


A Torá fala da responsabilidade que devemos ter com as plantas, a Terra, a terra e a natureza…(Shomrei Adamá, Shemirat HaTevá)“…deixem que de sete em sete anos a terra descanse, em honra do Eterno. Durante seis anos semeiem os seus campos, podem as parreiras e colham as uvas. Mas o sétimo ano será um ano de descanso sagrado para a terra, um descanso dedicado a D-us, o Eterno. Nesse ano ninguém semeará o seu campo, nem podará as suas parreiras. Ninguém colherá o trigo que crescer por si mesmo, nem podará as parreiras, nem colherá as uvas. Será um ano de descanso completo para a terra.”


A Torá fala da responsabilidade de não se desperdiçar e de ser eficiente no uso dos recursos da natureza e da Terra, e da terra (Bal Tashchit)… “Tudo o que a terra produzir servirá de alimento.”


A Torá fala da responsabilidade que devemos ter com as próximas gerações e como devemos conservar para a natureza para nossos descendentes (LeDor VaDor)…”sete em sete anos a terra descanse, em honra do Eterno…”


Há várias e muitas outras responsabilidades que a Torá demanda de todos nós, responsabilidades milenares que são aparamente “atuais”, que estão na pauta de qualquer projeto seja nos órgãos multinacionais, nos órgãos nacionais, nas cidades. A ONU, por exemplo, estabeleceu uma agenda para 2030, com 17 metas para todo mundo:


  1. Erradicação da pobreza;

  2. Fome zero e agricultura sustentável;

  3. Saúde e bem-estar;

  4. Educação de qualidade;

  5. Igualdade de Gênero;

  6. Água potável e saneamento;

  7. Energia limpa e acessível;

  8. Trabalho decente e crescimento econômico;

  9. Indústria, inovação e infraestrutura;

  10. Redução das desigualdades;

  11. Cidades e comunidades sustentáveis;

  12. Consumo e produção responsáveis;

  13. Ação contra a mudança global do clima;

  14. Vida na água;

  15. Vida terrestre;

  16. Paz, justiça e instituições eficazes;

  17. Parcerias e meios de implementação.


>>>Imagem: Objetivos Sustentaveis ONU<<<<<<


Essas metas da ONU possuem bastante semelhança com os princípios de equilíbrio que a Torá demanda de todos nós para mantermos e herdamos a Terra e a terra…

De acordo com a Torá, se não seguimos esses princípios de manutenção da Terra, se não respeitamos essas responsabilidades, iremos entrar em desequilíbrio, caos, violência e corremos o risco de não mais herdamos a Terra, de não passarmos a nossa herança para as futuras gerações.


O Eterno está dizendo a todos nós para seguirmos os princípios, leis, mandamentos, instruções, estatutos(Bechukotai) vindos do Monte Sinai(BeHar), não por medo, nem por obrigação, mas por consciência da nossa própria manutenção e equilíbrio da Vida e da Natureza na Terra. Um conselho de um Grande Pai/Mãe que sabe como a Vida funciona. O Eterno garante e se cria compromisso com você através das suas diversas “assinaturas”, “carimbos”, “selos” espalhadas nessas parashiot e em toda Torá…


Vayikrá 25:17: “…pois Eu Sou HaShem, Seu D-us!”

Vayikrá 26:2: “… Eu Sou HaShem!”

Vayikrá 26:45: “… Eu Sou HaShem, o D-us de vocês!”


Assine você também, o “documento” de compromisso, a Torá junto com HaShem para assumir as Mitzvot e as responsabilidades que a Torá demanda de você, para que você e todos os que estão ao seu redor, e aqueles que ainda não estão aqui possam viver por longos e fartos dias…



“Peço desculpas a todos vocês de antemão por quaisquer erros que tenha cometido. Fiquem a vontade para fazerem recomendações e correções ao texto”


Saulo Brandão de Aguiar (Beniamim Ben Avraham)


Amém!


Referências:

  • Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)

  • Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan Z”TL(Editora Maayanot)

  • Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L em português(Site da Sinagoga Edmond Safra)

  • Veshinantam Ano 5, N 241 Parashat BeHar- Bechukotai

  • Rabino Nilton Bonder - Parashat BeHar https://youtu.be/_L47ts5GKMM

  • Rabino Nilton Bonder - Parashat Bechukotai

  • https://youtu.be/TQ-aLZzFel4

  • ONU - Agenda 2030 https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page