top of page

Parashá Balak

O que é uma benção?


O que é uma maldição?


Como se levantar como um leãozinho?


Como se erguer como um grande leão?


Am Kelavi!!


Bamidbar (Números) 22:2–25:9.


Essa semana continuamos a ler o quarto livro da Torá, Bamidbar, no Deserto, quadragésima porção da Torá, sétima porção do livro de Bamidbar. Balak era o rei dos moabitas, antigos inimigos de Israel. Seu nome tem o significado de destruição, vazio e desperdício.


O texto da Torá diz que Balak reconhecia a grande força e o poder do povo de Israel, depois dos feitos e eventos que ocorreram no deserto, desde que Israel saiu da terra do Egito. Israel tinha chegado próximo aos moabitas, por isso Balak se alia aos midianitas para que juntos pudessem fazer algo para conter essa grande força. Decidiram chamar o feiticeiro Bilam, para que algo pudesse ser feito…


Assim Balak e os Anciãos dos midianitas com instrumentos de magia mandaram dizer essa mensagem a Bilam…


Bamidbar(Números) 22:5


“… Eis que um povo saiu do Egito! Eis que ele cobriu o “olho” da terra! Ele está sentado bem perto de mim! Agora, por favor, venha e amaldiçoe este povo para mim pois eles são mais poderosos do que eu. Talvez, eu possa derrotá-los e expulsá-los da terra. Pois eu sei que quem você abençoar será abençoado e quem você amaldiçoar será amaldiçoado”


A história da Torá mostra que os inimigos de Israel usam da guerra de narrativas, de mentiras e de difamações para tentar deslegitimar o povo de Israel desde os tempos antigos. Uma forma de tentar enfraquece-los e derrotá-los é através da maldição ou falar mal de Israel, como está descrito na estratégia de Balak através de suas próprias palavras:


Bamidbar(Números)22:11


“Eis que o povo que saiu do Egito cobriu o “olho” da terra. Agora venha e os condene, fale mal por mim. Talvez então eu consiga guerrear com eles e expulsá-los”


A mesma estratégia é utilizada pelos inimigos de Israel no presente momento. A maldição está sendo usada pelo Hamas, Hezbollah, Houthis, pelo Califado xiita do Irã e por todos aqueles que odeiam os valores éticos do povo Judeu e de Israel. A difamação, calúnia, mentira, maldizer, falsidade, injúria, fofoca causam desgastes no povo de Israel e isso nos enfraquece, principalmente se aceitamos de alguma forma ou atenuamos as maldições que são lançadas a nós. Precisamos bloquear qualquer tipo de maldição com bençãos e com a verdade.


Se não tivermos cuidado, somos pegos pela língua má(Lashon Hará), acabamos reproduzindo o que os nossos inimigos fazem e passamos a ser afetados pelas maldições. Isso nos enfraquece e abre brechas para os adversários. Precisamos ser fortes para nos mantermos diante dessa luta psicológica e da guerra de narrativas, por que não usamos as mesmas armas maléficas que os nossos inimigos. Temos que reforçar em nós, sempre as bençãos, as palavras positivas e a verdade, continuamente, assim como foi o profeta visionário Bilam, que transformou uma maldição em benção para o povo de Israel.


Bilam não era do povo de Israel, mas ainda assim reconheceu a benção que pairava sobre o povo.


Assim disse Bilam sobre o povo de Israel:


Bamidbar(Números) 22:20


“… Ele não observou iniquidade em Jacó e não viu e não viu maldade em Israel…”


Nessa luta psicológica precisamos manter nossa força, persistência, perseverança como disse Bilam em sua profecia:


Bamidbar(Números) 22:24


“Eis que um povo(Am) se desperta como um pequeno leão e se ergue com um leão adulto…” Am Kelavi…


A palavra de Bilam continua a falar belas palavras, sendo portanto um dos textos mais belos referentes ao povo judeu e ao povo de Israel


Bamidbar(Números)24:5


“Como são belas as suas Tendas, Jacó e como são agradáveis as suas moradas, Israel”…


Israel não deve temer as maledicências, não deve se deixar abater de forma alguma quando os inimigos e adversários falam mal, por que é o Eterno que guia a história e protege a todos nós!


O Eterno já tinha previsto através do profeta Zechariyah que muitas pessoas falariam mal de Israel:


 “Naquele dia, quando todas as nações ao redor da terra estiverem reunidas para atacá-la, farei de Jerusalém(Tzion) uma pedra pesada, para todas aquelas nações. Todos que tentarem levantá-la, se machucarão muito.”


O Eterno através da profecia de Bilam também diz:


“Quão firmes são as suas moradas! Seu ninho é fixado em pedra.”


A palavra de profecia de Bilam continua a dizer…


Bamidbar(Números) 24:9


“Como leão, Israel se agacha e se deita como a leoa, quem tem coragem de acordá-lo?

Sejam abençoados e tenham muita vida os que te abençoarem e amaldiçoados os que te amaldiçoarem”.


Al Tira Israel, Al Tirá! 


Não tenha medo, Israel, não tema!!


Você não é um pequeno leão? 🦁


E quando um leão ruge, quem não tem medo? Quem não tem medo?


“Peço desculpas a todos vocês de antemão por quaisquer erros que eu tenha cometido. Fiquem a vontade para fazerem recomendações e correções ao texto”


Saulo Brandão de Aguiar(Beniamim Ben Avraham)


Amen!


Referências:

Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)

Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan ZT”L (Editora Maayanot)

Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L

em português(Site da Sinagoga Edmond Safra)

Or HaChayim - Comentários da Torá - Bamidbar - Balak(Editora Sefer)

Torá Comentada - Rabino Samson Raphael Hirsch Z”TL - Balak

Veshinantam Ano 7, N 354 Parashat Balak

Rabino Nilton Bonder - Chatzot HaShavua - Balak: https://youtu.be/Y8BbXJjC-LA

Jalle Band - Al Tirá Israel - https://vm.tiktok.com/ZMSbCK6mC/


Posts recentes

Ver tudo
Parashá Ekev 

Ao lermos a Parashá Ekev, a 3ª de um extenso discurso de Moshê, temos a oportunidade de indagar e talvez concluir que a gratidão é um...

 
 
 
Parashá Vaetchanan 

Deuteronômio (Devarim) 3:23-7:11 e a Haftará é Isaías 40:1-26 A palavra "Vaetchanan" significa "e eu supliquei" ou "e eu pedi com...

 
 
 
Parashá Devarim - Palavras v

SEFER DEVARIM – DEUTERONÔMIO Devarim  , também conhecido como  Mishnê Torá  , é o quinto e último livro da Torá. Ele repete e aprofunda o...

 
 
 

Comments


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page