top of page

Parashá Beha'alotechá 

Atualizado: 12 de jun.

Uma das belezas da língua hebraica é que há palavras que contêm 2 idéias distintas. Beha’alotechá significa “quando acenderes”, mas também significa “quando elevares”. O verbo no infinitivo é “leha’alot”, tudo a ver com “la’alot”, subir, e “aliyá”, subida.


Gostaria de convidá-los a usar a lente deste verbo para analisar esse breve resumo e seus aumentos e diminuições de luz e elevações e quedas espirituais nas escadarias desta parashá.


A parashá começa com instruções sobre o acendimento das velas da menorá, o candelabro de 7 velas. As velas deveriam ser acesas de forma que elas iluminassem umas às outras.


Depois a parashá relata o ritual de purificação dos levitas, que trabalhariam no mishkán, nosso 1º.templo móvel no deserto, e são elo de purificação do restante do povo, iluminando e sendo iluminados, elevando-se e sendo elevados.


As obrigatoriedades da oferenda de Pessach (o cordeiro pascal) e de se comer matsá e maror são aqui reforçadas, desde que a família esteja em condições de cumpri-las. Se a família não puder, haverá uma 2ª. Chance 1 mês depois (pessachsheni – 2º. Pessach).


De dia temos uma nuvem a nos guiar e à noite, uma coluna de fogo. Quando elas estacionavam, todos estacionávamos, e ficávamos até que se erguessem, avisando-nos para voltarmos a viajar.


Todos recebiam diariamente o maná, uma semente que poderia ter o gosto que cada um quisesse. Mesmo assim, o povo, manifestando saudades do Egito, clama por carne. Moisés sente o desgaste e o peso da liderança. D’us pede para que ele escolha pessoas para compor um conselho de 70 anciãos e dividir esse peso. D’us envia codornizes do céu durante um mês saciando a todos os “famintos” e “gulosos”.


Por maldizer a seu irmão Moshê, Miriam acaba por sofrer uma afecção da pele. Moshê reza a D’us pela cura de sua irmã, que depois de ficar 7 dias isolada fora do acampamento, é readmitida. Só então o povo levanta acampamento e segue viagem.


À luz do verbo leha’alot, como você enxerga cada movimento dessas passagens?

Posts recentes

Ver tudo
Parashá Ekev 

Ao lermos a Parashá Ekev, a 3ª de um extenso discurso de Moshê, temos a oportunidade de indagar e talvez concluir que a gratidão é um...

 
 
 
Parashá Vaetchanan 

Deuteronômio (Devarim) 3:23-7:11 e a Haftará é Isaías 40:1-26 A palavra "Vaetchanan" significa "e eu supliquei" ou "e eu pedi com...

 
 
 
Parashá Devarim - Palavras v

SEFER DEVARIM – DEUTERONÔMIO Devarim  , também conhecido como  Mishnê Torá  , é o quinto e último livro da Torá. Ele repete e aprofunda o...

 
 
 

コメント


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page