top of page

Parashá Devarim - Palavras v

SEFER DEVARIM – DEUTERONÔMIO


Devarim , também conhecido como Mishnê Torá , é o quinto e último livro da Torá. Ele repete e aprofunda o que foi escrito nos quatro livros anteriores.


Moshe assumiu o papel de grande mestre, transmitindo os leis e os conhecimentos à geração que estava prestes a ocupar Canaã.


Palavras... Olhando para o passado e para o futuro, o líder lembrou todos os episódios ocorridos durante os quarenta anos no deserto.


Errar é humano! Aprender com os erros e receber críticas construtivas é um sinal de amor por parte de quem as faz.


As queixas sobre a vida no deserto — a comida, a água, a permanência de quarenta dias no Monte Sinai, a construção do bezerro de ouro, a ocorrência de revolta do povo diante do relato dos dez espiões enviados para observar Canaã e seus habitantes — revelaram a falta de confiança em Kalev e Yehoshua, que foram mais otimistas e enxergaram com bons olhos a Terra Prometida. Todos esses episódios foram, pelo esforço de Moshe, perdoados por Hashem.


O presente recebido, a Torá, é uma privilégio do povo judeu, assim como uma oportunidade de contribuir e ajudar na construção do Mishkan, o templo móvel.


Moshe comenta muitas das mitsvot e orienta sobre o cumprimento das leis divinas e seus ensinamentos, interpretando-os no contexto social: a defesa da justiça, o cuidado com os pobres, os empregados e o acolhimento aos estrangeiros. Ressalta, em seu discurso, que a obediência e a fidelidade a Hashem trarão vitórias.


Moshe, no passado, ao receber a missão divina de libertar os escravos no Egito e enfrentar o Faraó, alegou não ser um homem de palavras, pois tinha dificuldade na fala.

Exemplo de superação! Mostra, em seus discursos no Sefer Devarim , que era plenamente capaz de transmitir todo o seu conhecimento.


Yehoshua (Josué), que foi o sucessor de Moshe, aprendeu esse ensinamento sobre as situações que teriam de enfrentar:

"Não os temais, porque o Eterno, vosso Deus, é quem luta por vós."


Shabat Shalom

 

Bass Cheiva

Posts recentes

Ver tudo
Parashá Beshalach

(Ex 13:17 - 17:16 e Haftará Juízes 4:4 - 5:31)   Shabat Shirá  é o nome dado ao Shabat em que se lê a Parashá Beshalach, destacando a “Canção do Mar” (Shirat HaYam) – o cântico de louvor que os israel

 
 
 
Parashá Bo

(Êxodo 10:1-13:16)   A Parashá Bo (Êxodo 10:1-13:16) é a 15ª porção semanal da Torá. O nome Bo significa “Vá”, “Vai” ou “Entre”, referindo-se ao primeiro verso desta seção, em que D’us diz a Moisés: “

 
 
 
Parashá Shemot 

(Shemot - Êxodo - 1:1 - 6:1) (O que significa nomear?) (O que significa ter identidade?) (O que significa ter essência?) (O Nome releva o nosso passado, nosso presente e nosso futuro?) (Qual é o Nome

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page