top of page

Parashá Nitzavim

Sefer Devarim – Deuteronômio

 

A Parashá Nitzavim é lida no Shabat que antecede Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico.

Ao entardecer do dia 22/9 inicia-se o ano de 5786, momento de celebração da criação do mundo, de reflexão e de renovação espiritual.

 

Que o som do Shofar desperte e inspire a humanidade ao desejo de promover a paz e a justiça.

 

O texto deste capítulo relata que Moshe está concluindo sua missão com os filhos de Israel.

Durante quarenta anos conduzindo o povo pelo deserto, o líder enfrentou muitos problemas, mas, como verdadeiro mestre, sempre buscou a solução junto ao Criador e pelo diálogo.

 

Encerra, às vésperas de sua morte, com a idade de 120 anos, transmitindo os ensinamentos da Torá e reiterando a Aliança de Adonai com o povo que Ele escolheu.

 

A frase pronunciada pelos Bnei Israel ao receberem as Tábuas da Lei – “Faremos e ouviremos tudo o que o Eterno falou” – precisava ser um compromisso no presente e no futuro (Sefer Devarim 29:13-14).

 

“Escolha a vida, para que você e seus filhos vivam.”

 

As palavras orientadoras do nosso Mestre reforçam que, ao cumprir os mandamentos, teriam uma vida abençoada.

 

Em seu discurso, Moshe se reporta ao passado: a escravidão no Egito, os milagres que Hashem realizou, a libertação, a travessia do mar, as batalhas enfrentadas na longa jornada, as influências sofridas da cultura egípcia; mas também lembra que foram agraciados com o recebimento da Torá, a construção do Mishkan – o tabernáculo móvel – e que, em breve, atravessariam o Rio Jordão para habitar a Terra Prometida.

 

Moshe continua afirmando que a Torá está ao alcance de todos, muito próxima do coração, desde que escolham cumprir as mitzvot para viver uma vida ética e de amor ao próximo.

 

Shabat Shalom

Shaná Tová Umetuká

Posts recentes

Ver tudo
Parashá Vayeshev

(Bereshit - Gênesis 37:1-40:23 e Haftará - Amós 2:6-3:8)     Na Parashá Vayeshev, vemos o início da descida de Yosef ao Egito: o jovem sonhador, amado por seu pai Yaakov, mas odiado por seus irmãos, é

 
 
 
Vayishlach (E ele enviou)

Gênesis 32:4 – 36:43  Haftará: Obadias 1:1 – 1:21   O encontro que redefine identidades   Na Parashat Vayishlach, Yaakov se prepara para reencontrar seu irmão Esav após anos de separação e tensão. O t

 
 
 
Parashá Hashavua Nôach (Descanso)

2ª Porção Semanal - Bereshit (Gênesis de 6:9 - 11:32; Haftará em Isaías 54:1-55:5)    A parashá Bereshit terminou com a seguinte frase: “E Nôach achou graça aos olhos do Todo Poderoso”. São muitas as

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page