Parashá Nitzavim
- Bass Cheiva Nucinkis

- 18 de set.
- 2 min de leitura
Sefer Devarim – Deuteronômio
A Parashá Nitzavim é lida no Shabat que antecede Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico.
Ao entardecer do dia 22/9 inicia-se o ano de 5786, momento de celebração da criação do mundo, de reflexão e de renovação espiritual.
Que o som do Shofar desperte e inspire a humanidade ao desejo de promover a paz e a justiça.
O texto deste capítulo relata que Moshe está concluindo sua missão com os filhos de Israel.
Durante quarenta anos conduzindo o povo pelo deserto, o líder enfrentou muitos problemas, mas, como verdadeiro mestre, sempre buscou a solução junto ao Criador e pelo diálogo.
Encerra, às vésperas de sua morte, com a idade de 120 anos, transmitindo os ensinamentos da Torá e reiterando a Aliança de Adonai com o povo que Ele escolheu.
A frase pronunciada pelos Bnei Israel ao receberem as Tábuas da Lei – “Faremos e ouviremos tudo o que o Eterno falou” – precisava ser um compromisso no presente e no futuro (Sefer Devarim 29:13-14).
“Escolha a vida, para que você e seus filhos vivam.”
As palavras orientadoras do nosso Mestre reforçam que, ao cumprir os mandamentos, teriam uma vida abençoada.
Em seu discurso, Moshe se reporta ao passado: a escravidão no Egito, os milagres que Hashem realizou, a libertação, a travessia do mar, as batalhas enfrentadas na longa jornada, as influências sofridas da cultura egípcia; mas também lembra que foram agraciados com o recebimento da Torá, a construção do Mishkan – o tabernáculo móvel – e que, em breve, atravessariam o Rio Jordão para habitar a Terra Prometida.
Moshe continua afirmando que a Torá está ao alcance de todos, muito próxima do coração, desde que escolham cumprir as mitzvot para viver uma vida ética e de amor ao próximo.
Shabat Shalom
Shaná Tová Umetuká



Comentários