top of page

Parashá Terumá


ree

Na Parashá Terumá o Eterno instrui a Moisés sobre a construção do Mishcan – o Tabernáculo, o Templo móvel que acompanharia o povo ao longo de toda a jornada rumo à Terra Prometida. 


As orientações são minuciosas em todos os aspectos: medidas, localizações, procedimentos e materiais – os mais nobres e preciosos. Descreve detalhes como a Menorá, os adornos, a cobertura, a mesa para as oferendas, a arca que abrigaria as Tábuas da Lei, obra para os melhores artistas. 


Dois aspectos, entre tantos outros, chamam a atenção. O primeiro: as doações deveriam ser as que fossem ofertadas de boa vontade. “Fala aos filhos de Israel e separem para Mim uma oferenda; de todo homem cujo coração o impelir a isso, tomareis Minha oferenda”. Nas relações humanas, a intenção pode ser ocultada. Entre os homens e Deus, não. A sinceridade de propósito transparece à alma. E só assim tem verdadeiro valor. O sorriso e o olhar não escapam às pessoas mais espiritualizadas, pois traduzem o que vem de dentro de nós.


O segundo: todo o luxo e sofisticação do Mishcan não eram voltados a Deus, que certamente deles não necessita. Mas ao próprio povo, para que entendesse que ali havia algo maior, incomum, solene. Há momentos na vida em que a solenidade é imprescindível para nos transportarmos além do comum, do habitual, do rotineiro. Para nos fazer refletir, para nos elevar. Que este Shabat nos eleve a todos. Am Israel Hi!


Posts recentes

Ver tudo
Parashá Hashavua Nôach (Descanso)

2ª Porção Semanal - Bereshit (Gênesis de 6:9 - 11:32; Haftará em Isaías 54:1-55:5)    A parashá Bereshit terminou com a seguinte frase: “E Nôach achou graça aos olhos do Todo Poderoso”. São muitas as

 
 
 
Parashá Chayê Sará

Gênesis 23: 1-2 1 – E foram as vidas de Sará 100 anos, e 20 anos, e 7 anos; foram os anos das vidas de Sará. 2 – E morreu Sará em Kiriát Arbá, que é Chevrôn, na terra de Canaã... Assim começa a Parash

 
 
 
Parashá Lech Lechá 

A Jornada que Começa no Silêncio da Alma Bereshit 12:1 – 17:27 -  Haftarah: Isaiah 40:27 - 41:16 A Parashat Lech Lechá marca um ponto de inflexão na narrativa bíblica e na história espiritual da human

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page