top of page

Parashá Vaetchanan 

Deuteronômio (Devarim) 3:23-7:11 e a Haftará é Isaías 40:1-26


A palavra "Vaetchanan" significa "e eu supliquei" ou "e eu pedi com insistência". É o nome da porção semanal da Torá que começa com a frase "Vaetchanan el Hashem" ("E eu supliquei ao Senhor"), em que Moisés pede a D-us que permita que ele entre na Terra Prometida. A palavra "Vaetchanan" é derivada do verbo hebraico "le'hitpallel", que significa "orar" ou "suplicar", e é usada para descrever a oração intensa e persistente de Moisés a D-us.


A Parashá Vaetchanan é uma porção semanal da Torá que faz parte do livro de Deuteronômio. Nela, Moisés relembra ao povo de Israel a importância de seguir os mandamentos de D-us e de não esquecer a aliança feita com Ele.


Moisés pede a D-us que permita que ele entre na Terra Prometida, mas D-us nega o pedido, lembrando que Moisés não pode entrar devido ao incidente da água em Meribá. Em seguida, Moisés instrui o povo sobre a importância de seguir os mandamentos e de não se esquecer de D-us.


O Rabi Rashi comenta que a Parashá Vaetchanan destaca a importância da humildade e da submissão à vontade de D-us. Ele nota que Moisés, apesar de ser um líder poderoso, reconhece sua limitação e pede a D-us que permita que ele entre na Terra Prometida, mostrando sua humildade e submissão.


Já o Rabi Nachman de Breslov destaca que a Parashá Vaetchanan nos ensina sobre a importância de se conectar com D-us de forma pessoal e íntima. Ele nota que Moisés pede a D-us que permita que ele veja a Terra Prometida, mostrando seu desejo de se conectar com D-us e com a Terra Santa.


Um ensinamento importante que podemos tirar da Parashá Vaetchanan é a importância de não se esquecer das bênçãos e dos milagres que D-us faz em nossas vidas. Hoje em dia, podemos aplicar esse ensinamento ao nos lembrarmos das bênçãos que recebemos todos os dias, desde a saúde até a família e os amigos. Ao nos lembrarmos dessas bênçãos, podemos cultivar uma maior gratidão e conexão com D-us.


Além disso, a Parashá Vaetchanan nos lembra da importância de seguir os mandamentos e de viver de acordo com a vontade de D-us. Isso pode ser aplicado em nossas vidas diárias ao nos esforçarmos para seguir os princípios éticos e morais que são importantes para nós e para a nossa comunidade.


Darkey Shalom (Caminhos de Paz)

Shabat Shalom Umevorach


Marcos Wanderley

Posts recentes

Ver tudo
Parashá Hashavua Nôach (Descanso)

2ª Porção Semanal - Bereshit (Gênesis de 6:9 - 11:32; Haftará em Isaías 54:1-55:5)    A parashá Bereshit terminou com a seguinte frase: “E Nôach achou graça aos olhos do Todo Poderoso”. São muitas as

 
 
 
Parashá Chayê Sará

Gênesis 23: 1-2 1 – E foram as vidas de Sará 100 anos, e 20 anos, e 7 anos; foram os anos das vidas de Sará. 2 – E morreu Sará em Kiriát Arbá, que é Chevrôn, na terra de Canaã... Assim começa a Parash

 
 
 
Parashá Lech Lechá 

A Jornada que Começa no Silêncio da Alma Bereshit 12:1 – 17:27 -  Haftarah: Isaiah 40:27 - 41:16 A Parashat Lech Lechá marca um ponto de inflexão na narrativa bíblica e na história espiritual da human

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page