top of page

Parashá Vayelech

Um Passo na Penumbra, Um Cântico na Luz

 

Devarim 31:1

"E Moshê foi e falou estas palavras a todo Israel." 

 

O verbo “foi” (וַיֵּלֶךְ) parece redundante — afinal, Moshê já está diante do povo. Mas esse movimento carrega um simbolismo poderoso: mesmo diante do fim iminente, Moshê não se retira, ele avança. O líder que guiou o povo por quarenta anos não se apega ao cargo, mas se desloca para entregar a responsabilidade. É um gesto silencioso de humildade e coragem. O “ir” de Moshê é também o “ir” de cada judeu diante da transição: entre anos, entre estados de alma, entre mundos.

 

Devarim 31:30

"E Moshê falou aos ouvidos de toda a congregação de Israel as palavras deste cântico, até o fim." 

 

A parashá termina com o anúncio do cântico que virá. Mas o que é um cântico no limiar da morte? É a tentativa de transformar dor em legado, silêncio em memória, fim em continuidade. Moshê não apenas transmite leis — ele canta. A Torá não é apenas instrução; é também melodia que ecoa na alma. O cântico é a forma mais íntima de eternizar uma mensagem: não apenas dita, mas sentida.

 

Haftará: Yeshayahu 55:6–56:8

"Buscai o Eterno enquanto pode ser encontrado, invocai-O enquanto está próximo." 

 

A Haftará nos convida à busca ativa. Enquanto Moshê se despede, Isaías nos chama à aproximação. Há um paralelismo sutil: Moshê se afasta, D’us se aproxima. O tempo entre Rosh Hashaná e Yom Kipur — quando essa parashá é lida — é justamente o momento em que o divino se torna acessível. A ausência do líder humano é compensada pela presença intensificada do líder celestial.

 

Vayelech é a única parashá que pode ser lida no Shabat Shuvá. Isso não é apenas uma coincidência litúrgica — é uma mensagem espiritual. O “ir” de Moshê é o “retornar” do povo. Enquanto ele caminha para o fim, nós somos chamados a caminhar para o recomeço. A Haftará reforça essa dinâmica: o divino está próximo, mas exige movimento. Teshuvá não é apenas arrependimento — é deslocamento. É sair do lugar onde se está para reencontrar o lugar onde se pertence.

 

Gmar Chatimá Tová

Shaná Tová Umetuká

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

ISRAEL INDEPENDENTE, OU DEPENDENTE? Não há nenhuma dúvida de que Isael deve muito aos Estados Unidos e ao presidente Trump e é grato por tudo que faz e continua fazendo. Ainda no seu primeiro mandato,

 
 
 
Parashá Hashavua Nôach (Descanso)

2ª Porção Semanal - Bereshit (Gênesis de 6:9 - 11:32; Haftará em Isaías 54:1-55:5)    A parashá Bereshit terminou com a seguinte frase: “E Nôach achou graça aos olhos do Todo Poderoso”. São muitas as

 
 
 
Taanit BH”B

Taanit BH"B ocorrerá nos dias 5, 8 e 12 de Cheshvan.   Taanit BH"B são jejuns especiais que ocorrem após as festas de Tishrei, e neste ano estão marcados para os dias 5 e 8 de Cheshvan 5786. Neste ano

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page