top of page

Rumos Brasileiros

Em Oppenheimer há uma cena na qual um grupo de políticos, militares e cientistas escolhem as cidades alvo das primeiras bombas atômicas.


Na cena, o secretário de estado dos EUA retira Kyoto da lista de 10 cidades, mencionando que foi nessa cidade que passou sua lua-de-mel.


Tóquio também é retirada pois é necessário ter o Imperador vivo para as negociações de rendição japonesa.


É chocante perceber a falta de "skin in the game" dos que decidem friamente a morte de milhões de pessoas. Sem a mínima consequência para eles próprios.

...

As mais recentes guerras no mundo mostram o uso indiscriminado da tecnologia para aniquilar seus inimigos, com maior ou menor precisão - levando a menor ou maior efeito colateral.


Nenhum dos que manipulam drones de guerra ou mísseis guiados estão diretamente em perigo - não têm nenhum "skin in the game". A pele deles não está em jogo.


Essa é a diferença entre Xerxes e Alexandre, o Grande: enquanto o primeiro via a batalha ao longe e não se importava com as baixas de soldados do seu exército, o segundo lutava lado a lado com seus comandados, sentindo o calor da batalha para tomar a melhor decisão estratégica.


A falta de "skin in the game" torna a guerra fria e impessoal... uma perversão maior que todas as perversões que a humanidade já pode cometer.

...

Em todos os conflitos mundiais, a diplomacia brasileira tem a tradição da neutralidade durante seu início.


Tanto na 1a quanto na 2a Guerras Mundiais, o Brasil só entrou quando o conflito já estava decidido do ponto de vista macro. Sempre apoiamos quem já estava ganhando.


Claro que os pracinhas foram bravos e decisivos nas batalhas da Itália, realizando ações que nem os americanos haviam conseguido, mas era no front alemão que estava o confronto final da 2a Guerra Mundial.


É preocupante ver o Brasil tomar lado em um conflito mundial logo no seu início. As alianças geopolíticas ainda estão se estruturando e já temos lado.


Não sabemos ainda que lado é esse: se o lado vencedor ou derrotado.


Mas me preocupa que alguém, longe daqui, possa em uma sala de reuniões decidir bombardear Salvador, só porque alguém passou a lua-de-mel no Rio e precisam de Brasília para negociar.


Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

ISRAEL E A LEMBRANÇA DO HOLOCAUSTO-SHOÁ Logo depois de Pessach (Páscoa), que é a festa da libertação da escravidão dos judeus no Egito,...

 
 
 
Notícias de Israel

CRESCE O PROTESTO EM ISRAEL PARA TERMINAR A GUERRA. Primeiro foram cerca de 1000 pilotos e pessoal da Força Aérea que exigiram o termino...

 
 
 
Notícias de Israel

HOMENAGEM NOMEANDO BORBOLETA DE KETMIT ARIEL BIBAS. A família Bibas foi sequestrada do kibutz Nir Oz e tornou-se famosa pelos filhos...

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page