top of page
Foto do escritorMarcos Wanderley

Tu B’Shevat

Tu B'Shvat é uma festividade judaica celebrada no dia 15 do mês de Shevat (neste ano civil será segunda-feira, dia 6 de fevereiro). É conhecida como a “Festa das Árvores”, embora na realidade devêssemos mencioná-la como “Ano Novo das Árvores”, já que essa é a denominação clássica nas fontes.


Tu B’Shvat na SIB em 2020 (Arquivo SIB e-news)


Originalmente e por milênios, não era um feriado, mas uma data necessária no almanaque de tarefas agrícolas e impostos relacionados à exploração agrícola na terra de Israel.


Mais tarde, por influência de correntes místicas, adquiriu gradualmente um aspecto de semi-festividade, que se celebrava especificamente em casa, comendo frutos que estão diretamente ligados à terra de Israel.

Nos últimos tempos atribuiu-se um significado completamente alheio à essência da data, tornando-se o seu objetivo comemorar o ciclo anual da vida e a criação do mundo, como uma oportunidade para refletirmos sobre a nossa relação com a natureza e com a vida no geral. De fato, no Estado de Israel, tornou-se costume que as crianças saíssem para o campo e se dedicassem às tarefas ali existentes, mais especificamente ao plantio de árvores.

Trata-se de uma invenção moderna que vem ganhando espaço, mas sem o respaldo das fontes tradicionais.

Aos que fazem as suas celebrações, é muito bom que não se esqueçam do sentido original e da responsabilidade para com o meio ambiente, ao invés de inovar nas liturgias e nos rituais que Deus não pediu a ninguém.


Da mesma forma, deve-se notar que os seres humanos, às vezes, parecem esquecer que somos parte integrante da natureza e que devemos trabalhar juntos para cuidar e proteger a vida no planeta. Devemos estar cientes de nosso impacto no meio ambiente e fazer todo o possível para minimizá-lo e preservar a vida para as gerações futuras.

Nesta data lembramos que estamos todos conectados e que a vida é um dom precioso que devemos cuidar e proteger. Devemos agradecer por tudo que a natureza nos dá e fazer a nossa parte para manter um equilíbrio sustentável entre a vida humana e a vida no planeta.



Referências:


• Revista Morashá on-line

• serjudio.com


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page