Um Shabat de Cultura e Tradição
- Sociedade Israelita da Bahia
- há 21 horas
- 2 min de leitura
Atualizado: há 33 minutos
Na última sexta-feira, a SIB viveu um momento especial de aprendizado, cultura e tradição. Antes do Cabalat Shabat, cerca de 30 pessoas participaram da palestra “Mulheres e feminismos no Oriente Médio: interações com a história das relações Brasil-Israel”, ministrada pela professora Dábila Brito, que trouxe reflexões sobre a pluralidade feminina na região e os desafios de acesso à educação. No mesmo dia, a biblioteca recebeu sete novos títulos doados pela StandWithUs, ampliando o acervo disponível aos associados. Em seguida, realizou-se o Cabalat Shabat e, logo depois, as crianças fizeram a brachá da chalá, celebrando juntos a união da comunidade.
PALESTRA: Cerca de 30 pessoas assistiram na SIB, sexta-feira passada, à palestra da professora Dábila Brito sobre “Mulheres e feminismos no Oriente Médio: interações com a história das relações Brasil-Israel”.
A palestrante é doutoranda em Antropologia em Belém do Pará, participa do Laboratório de estudantes sobre Oriente Médio e lembrou que das 493 milhões de pessoas que vivem nos países daquela região do mundo 48% são mulheres.
Segundo Dábila Brito, há uma pluralidade de visões sobre ser mulher num universo onde os árabes representam 44,2 % das populações, enquanto os judeus representam apenas 3,5%. Além disso, há persas e curdos, entre outros.
“Os progressos são muito lentos sobre igualdade de gêneros e a principal preocupação feminina no Oriente Médio é com o acesso de meninas e mulheres à educação”, disse Dábila Brito, lembrando as dificuldades que a população feminina enfrenta por exemplo no Afeganistão, país dominado pelo talibã. DOAÇÃO STANDWITHUS: A biblioteca da SIB recebeu, na semana passada, a doação de sete títulos enviados pela StandWithUs, instituição educacional sobre Israel sem fins lucrativos.
Qualquer associado pode pegar emprestado esses ou outros livros que compõem o acervo da SIB. Também é possível adquirir publicações que estão disponíveis para a venda. Além disso, a biblioteca pode ser enriquecida com doações feitas por membros da nossa comunidade.
Os novos livros são:
- Israel, uma nação incompreendida, de Noa Tishby
- O impasse de 1967- A esquerda e a direita em Israel e o legado da Gerra dos Seis Dias, de Micah Goodman
- Cartas ao meu vizinho palestino, de Yossi Klein Halair
- Jamais estive só, de Natal Sharansky
- Chutzpah – Porque Israel é um hub de inovação e empreendedorismo, de Inbal Arieli
- A indústria de mentiras – A mídia, as academias e o conflito árabe-israelense, de Ben-Dror Yemini
- A guerra do retorno – Como resolver o problema dos refugiados e estabelecer a paz entre palestinos e israelenses, de Adi Schwartz e Einat Wilf
Comments