top of page

Yom HaZikaron e Yom HaAtzmaut


De Yom HaZikaron a Yom HaAtzmaut: a tristeza a alegria



Yom HaZikaron é o Dia de Recordação dos Caídos em Israel - os soldados caídos das Guerras de Israel e de ações de Terrorismo. É um feriado nacional em Israel que foi promulgado como lei em 1963. Yom Hazikaron é observado no dia 4 de Yiar no calendário judaico e precede a comemoração do dia da Independência de Israel - Yom HaAtzmaut - que ocorre no dia 5 de yiar. São programadas muitas cerimônias em honra aos soldados mortos e soldados veteranos sempre estão presentes. O Yom Hazikaron se inicia com cerimônias às 20 horas após uma sirene de um minuto de duração, que é ouvida em todo o País. Durante o toque da sirene, os israelenses ficam em pé, em silêncio, em honra à memória daqueles que são recordados nesta data. Mesmo que estejam no trânsito, os motoristas param seus veículos nas ruas e estradas, colocando-se em pé em sinal de respeito.


Outra sirene, de dois minutos de duração, é soada por todo o país às 11 horas e 1 minuto da manhã seguinte, marcando a abertura oficial das cerimônias memoriais em todos os cemitérios do país em que haja soldados sepultados, que tenham tombado no cumprimento de seu dever. O dia se encerra com uma especial cerimônia de transição entre Yom Hazikaron e Yom HaAtzmaut (esta última, uma data extremamente festiva – Independência do Estado de Israel) às 20 horas no Monte Herzl, na cidade de Jerusalém, com as bandeiras nacionais a meio-mastro. No calendário comercial, este ano começou no dia 3 de maio ao anoitecer.


O início


Em 1949 e 1950, os dois primeiros anos depois da declaração do Estado de Israel foram realizadas comemorações para os soldados que caíram na guerra de independência de 1948. Os serviços nos cemitérios militares foram coordenados entre as Forças de Defesa de Israel e o Ministério de Defesa. Surgiu a preocupação das famílias dos soldados caídos em separar as duas cerimônias. Em vista do debate público, o então primeiro-ministro David Ben Gurión (que também era o ministro da defesa), estabeleceu o Conselho Público em janeiro de 1951 para a comemoração dos soldados. Os programas de TV encerram o dia e os nomes de cada soldado que morreram por Israel são mostrados durante as 24h. Desde a fundação do Estado, Israel escolheu a Flor Dam HaMaccabim ( דם המכבים ) que significa “sangue dos Macabeus” como flor comemorativa nacional. Esta se apresenta em vários lugares, inclusive em vestimentas como decalques em camisas e jaquetas. Desde 2019, a organização sem fins lucrativos Dam HaMaccabim distribui alfinetes com a verdadeira flor vermelha eterna em Israel e nos Estados Unidos.



Referências


Embaixada de Israel

Wikipedia


48 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page