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Foto do escritorDr. Rogério Palmeira

A Torah como Chuva e Orvalho

Parashat Ha’Azinu

(Deuteronômio\Devarim 32: 1–52).


Imagem de Lori Lo por Pixabay


Lida entre Yom Kipur e Sucot, a Parashá Ha´Azinu (“Escuta” em hebraico), é a penúltima do ciclo de leitura anual, contém as palavras poética de Moshé, naquela que é conhecida como Canção de Moshé. Nesta Canção Moshe Rabeinu, pede que os Céus e a Terra escutem as palavras que dirá, tomando-os por testemunha e comparando seus ensinamentos com a Chuva e o Orvalho. Existe um Midrash que explica que se inclinarmos nossos ouvidos para Escutar a Torah, toda criatura celestial ou terrena, fará silêncio para que possamos escutar todos os ensinamentos contidos nela. Relembrando a interpretação daquele que é considerado um dos maiores comentaristas da Torah, Rashi (1040-115),que , explica que assim como a Chuva significa alegria e Vida para a Terra, assim é a Torah dada a Israel é Vida para todo o mundo Mas a chiva sempre é um acontecimento que chama atenção, porém o orvalho que cobre a Terra todas as manhãs, requer nossa atenção para notá-lo. Mas assim como a chuva, o orvalho também é ofertado em gotículas de água e também representa Vida E assim como a Torah favorece o crescimento moral de quem escuta suas palavras, conclui o sábio judeu francês;


Nesta Canção, HaShem é comparado a Uma Águia pois oferece proteção aos seus filhos e a uma Rocha (no rolo da Torah o termo HaTzur é destacado por letras ligeiramente maiores, para chamar atenção). Ibn Ezra (1089-1167), que viveu na Espanha Islâmica na idade média, comenta sobre a comparação com Rocha, lembrando que estas e outras comparações são metafóricas e que O Eterno não tem forma, mas assim como a Rocha é Forte e Permanente, significando Seu caráter Atemporal, bem como a imutabilidade das Leis da Natureza.


Porém a Parashá traz diversas advertências ao proverbial “caráter teimoso” do povo de Israel, que mesmo assim recebe muitas bênçãos, pois apenas a Justiça e as Obras de D-us São Perfeitas.


Refletindo sobre esta porção semanal, em sua obra Kedushah Levi, o Rabino chassídico, Levi Ytzhak de Berdichev (1740-1810),um dos mestres da fase criativa do chassidismo, conhecido por sua intensa piedade e amor incondicional pelo judeus, nos lembra no Tratado Talmúdico de ‎‎Pessachim, explica que a única razão pela qual o povo judeu foi disperso pelo mundo, foi para que disseminasse os valores da Torah, tornando-os universais. A canção contém muitas advertências a castigos, que não mais que consequências de ações moralmente duvidosas, a canção de Moshé, nos lembra de que recebemos a Torah como Chuva e Orvalho. Com estas bênçãos podemos fertilizar nossos corações e mentes ao mesmo tempo rápido como a chuva e suavemente como o orvalho. E Assim como Lembra o rabino Levi Yitzhak de Berdichev, sermos uma Luz para as Nações, através da vivência de Valores Judaicos.


Neste trecho HaShem revela também que “ocultara Sua Face”, um trecho tão misterioso, quanto intrigante. Muitos Comentaristas, entretanto, alertam que o Ocultamento da Face Divina, é a entrega da responsabilidade do homem para busca Divina enquanto também de que são maduros para construir uma Terra Prometida , guiada pelos valores de Justiça e Compaixão.


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