top of page

Blumfeld, um solteirão de mais idade e outras histórias, por Franz Kafka


ree

Talvez o mais conhecido e icônico escritor judeu de todos os tempos, Franz Kafka (1883-1924), embora tcheco escreveu em língua alemã e certamente é um dos grandes escritores de todos os tempos, não à toa teve seu nome transformado em adjetivo, pois sua obra através do inusitado do cotidiano, revela o absurdo que às vezes oprime o dia à dia, chega-nos nesta nova uma coletânea de 36 contos de Franz Kafka, traduzidos diretamente do alemão pelo premiado tradutor e escritor Marcelo Backes, com alguns contos inéditos, entre os quais, o único drama que o escrito produziu, "O guarda da cripta": Blumfeld, um solteirão de mais idade e outras história. Por toda sua obra, entre as quais as mais conhecidas como “O Processo”, “O Castelo” ou “A Metamorfose”, Kafka com seus personagens comuns em situações estranhas, que refletem um clima de opressão, tendo sido visto por muitos estudiosos como o grande profeta dos totalitarismos que os anos 1930 e 1940 produziram - talvez em toda modernidade.


Kafka, um judeu tcheco secular, era ao mesmo tempo, um estranho em sua própria comunidade judaica - à época dividida entre aqueles falantes do alemão e do tcheco - estudou kabalah e hebraico e até mesmo fez planos para fazer Alya para a então Palestina do mandato britânico, retrata muitas vezes o indivíduo judeu secularizado de sua Europa Central, que reflete em seus dramas pessoais, o caráter universal de cada pequena situação da vida. Tendo vivido como um funcionário de um escritório de seguros, não deixa de transparecer o peso da vida burocratizada e solitária, que a sociedade moderna muitas vezes nos impõe. Em Blumfeld, um solteirão de mais idade e outras história, alguns dos contos bem conhecidos como “O Artista da Fome”, ganha uma nova roupagem, num esforço do tradutor para nos trazer a sensação das opções estilísticas que o autor utilizou no original alemão.

Expediente:

Blumfeld, um solteirão de mais idade e outras histórias, por Franz Kafka, Editora Civilização Brasileira, 1ª. Edição,336 páginas, 2018.

Posts recentes

Ver tudo
Taanit BH”B

Taanit BH"B ocorrerá nos dias 5, 8 e 12 de Cheshvan.   Taanit BH"B são jejuns especiais que ocorrem após as festas de Tishrei, e neste ano estão marcados para os dias 5 e 8 de Cheshvan 5786. Neste ano

 
 
 
Rosh Chodesh Cheshvan

Rosh Chodesh Cheshvan em 2025 será celebrado nos dias 22 e 23 de outubro porque o mês anterior, Tishrei, tem 30 dias — e, segundo a tradição judaica, isso faz com que Rosh Chodesh dure dois dias.   O

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page