top of page

De repente, nas profundezas do bosque, por Amos Oz




O israelense Amós Oz (1939-2018), foi além de um grande escritor, uma grande figura pública de destaque em Israel, devido ao seu envolvimento pela causa da paz, tendo sido premiado por diversas iniciativas tanto pelo seu ativismo literário quanto político por esta causa.


Neste seu De repente, nas profundezas do bosque (Editora Companhia das Letras, - 144 páginas), Oz traça uma fábula moderna, de uma pequena aldeia, cercada por um bosque e repartida pelas águas cristalinas de um rio, mas em que as crianças desconhecem os animais, mesmo os insetos ou as aves. Este cenário inesperado e misterioso, desperta a curiosidade de duas crianças, que insatisfeitas com as explicações aprendidas resolveram se lançar nas profundezas do bosque e decifrar o enigma.

Esta jornada, contada com o sabor peculiar da literatura de Oz, nos brinda com deslumbramento e assombro, a coragem necessária para travarmos nossas próprias batalhas em direção a superar aquilo que nos aprisiona em ilusão.


Mati e sua amiga Maia (estas são as crianças corajosas), realizam sua viagem, enfrentando os medos e segredos que mantiveram aquela aldeia diferente de tudo o que se espera de um cenário natural e se transformam e ajudam a transformar a percepção do leitor, trazendo claridade de ideias e nos lançando em direção aos nossos preconceitos ocultos. Com o poder das grandes fábulas de todas as eras, este livro se revela uma pequena obra-prima, como mensagem para nossa época, tão universal em seu alcance nas comunicações e tão provinciana em se modo de se comunicar.



Posts recentes

Ver tudo
Tzom - Jejum de Tevet 

O Jejum do 10 de Tevet (Assará BeTevet) - este ano, dia 30 de dezembro; começa às 4 e termina 18:26 - é uma data que encapsula camadas de luto na história judaica, servindo tanto como uma memória de u

 
 
 
Rosh Chodesh Tevet

(19/12/25 e 20/12/25 ao por do sol)   Por Marcos Wanderley   Tevet na História e no Talmud: entre a Luz e a Sombra   Tevet é marcado por eventos profundos. O mais conhecido é o jejum do 10 de Tevet (A

 
 
 
Chanuká

Chanuká  é uma festa judaica, de forma luminosa, em que a identidade espiritual sobrevive mesmo quando cercada por pressões que tentam apagá-la. A cada chama, uma lembrança: resistir não é só vencer b

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page