top of page

Mídia Internacional, difamação e desinformação - comentário de Ruthy Nadia Laniado

Mídia Internacional, difamação e desinformação - comentário de Ruthy Nadia Laniado sobre o Comportamento da Midia em Relação à Israel.

Um novo sério e grave campo de batalha. Pois uma guerra hoje se trava em dois níveis: no chão onde correm armas e soldados e na manipulação da informação e opinião pública.


É muito grave a meu ver esta mobilização da imprensa contra Israel insistindo em usar termos graves como arma de difamação. Pois não há por parte de Israel nem genocídio nem apartheid nem limpeza étnica. Mas são termos que impactam e mobilizam emoções. E já vimos que as manifestações de massa mobilizam pessoas ignorantes em relação ao que protestam, pessoas desinformadas e pessoas racistas e de má-fé aos montes.


Um grupo de jornalistas internacionais propõe se organizar como verdadeira máfia em torno de divulgar informações falsas sobre Israel (apartheid, genocídio, limpeza étnica - tudo que alguns países árabes praticam) para atacar o país por meio da opinião pública e difamar Israel e judeus.


Esta proposta, que degrada a imprensa, tal como o que considero ações que podem ser

caracterizadas como corrupção dos princípios da ONU e de suas agências , existe bem antes do atual conflito. Este só ativou de forma descarada o que já existia dissimuladamente.


A proposta destes jornalistas é uma das faces do movimento BDS ( boycott, desinvest,

sanctions) para difundir mentiras, difamar e perseguir o Estado de Israel por meio do "soft power", uma posição política, neste caso o antisemitismo e o antisionismo.


Esta artimanha, que propõe uma estratégia de mobilização no seio da imprensa internacional, permite fazer um paralelo com as formas mafiosas de organização global em outros domínios, como se pode observar nas atividades ilícitas de tráfego humano, comércio ilegal de todo tipo, de armas, entre outros.


Neste caso o produto da ilicitude é a (des)informação e a análise capciosa que buscam iludir e manipular a opinião pública e obliterar qq possibilidade de pensamento crítico colado à realidade no terreno dos acontecimentos. Muito preocupante.


Leia o artigo que originou este texto

Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

APÓS 843 DIAS O REFÉM RAN GVILI EM ISRAEL - Segunda feira (26) foi de alegria mesclada com tristeza. Depois de exaustivos 843 dias, finalmente foi encontrado o corpo do último sequestrado israelense,

 
 
 
Notícias de Israel

TRUMP AMEAÇA O IRÃ, MAS... - A atual onda de violências no Irã teve inicio no final de dezembro de 2025 e continua no inicio do ano 2026. Entre os motivos podemos mencionar a catástrofe econômica, in

 
 
 
Notícias de Israel

O PREFEITO MUÇULMANO DA MAIOR CIDADE JUDAICA DOS EUA A ISLAMIZA - O recém empossado prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, que é o primeiro prefeito muçulmano no cargo, jurou obediência às leis do Cor

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page