top of page

O Bat Mitzvah faz 100 anos!

Atualizado: 7 de set. de 2022


Foto retirada de JWA.


Há pouco mais de 100 anos , em 18 de março de 1922, a jovem Judith Kaplan Z"l (1909- 1996), tornou-se a primeira menina a celebrar publicamente seu Bat Mitzvah, na sinagoga em Nova York.

Esta celebração, foi mais um ato ousado patrocinado por seu pai, o rabino Mordechai

Kaplan (1881-1980) e causou certo espanto nas Bobes presentes na sinagoga naquele dia. Havia apenas 02 anos que as mulheres americanas adquiriram direito ao voto e ainda demoraria mais 11 anos para as brasileiras adquirirem os mesmos direitos políticos.


Deste início radical, nestes 100 anos, a mulher judia, vem conquistando seu papel na

sociedade e também na liturgia judaica e hoje os diversos movimentos marcam a

maioridade religiosa feminina.


Esta semana na SIB, tivemos vários B'not Mitzvah, começando dia 25/08 com o Bat Mitzvah da minha filha Rachel, até culminar na cerimônia de Bat Mitzvah de adultas, celebrando a dedicação ao judaísmo de Ana Célia Zalcbergas, Cláudia Loureiro, minha esposa Mari Palmeira e Vera Brachmans. A cerimônia coroa um processo de estudos com o rabino Ari Oliszewski, que liderou o processo inteiro acompanhando todas as jovens B'not Mitzvah. Foi uma semana de luz que preencheu o coração de todos que estavam presentes na sinagoga.

Mais tarde lembrando do primeiro Bat Mitzvah o Rabino Kaplan, ao cumprimentar o rabino Joshua Heschel, parabenizando-o pelo Bat de sua filha, disse “Eu inaugurei a celebração do Bat-Mitzvah com minha filha mais velha Judith. . .. Ela foi a primeira das quatro razões para eu fazer isso, as outras três também sendo meninas." O Rabino tinha outras três filhas. Assim como nosso povo louva a mulher, que este evento reverbere por muito tempo, continuando a inspirar a todas as mulheres a participar ativamente da vida judaica.







14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page