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Parashá Nassô ("Leve em conta...")

Sidrá 35º da Torá; 2º do Sefer Bamidbar. Do Pesukim 4:21 a 7:89. Haftarah em Shofetim 13:2-25.

 

Nesta parashá, os descendentes de Levi, as famílias de Gershon, Kehat e Merari, recebem suas tarefas consagradas no serviço divino. Foi feito um censo para saber o número de levitas, a presença de 8.580 homens.


Uma pessoa considerada ritualmente impura deve permanecer afastada do acampamento até sua purificação, estando proibida de entrar no Beit HaMikdash. No âmbito judicial, quem jurar falsamente não ter tomado posse indevida de um bem alheio deve ressarcir o valor do objeto com um acréscimo de um quinto e oferecer uma oferta de expiação. Caso o credor tenha falecido sem deixar herdeiros, a indenização é destinada a um cohen.


Se um marido suspeitar da fidelidade da esposa, pode levá-la ao cohen junto com oferendas para o Santuário. O sacerdote prepara uma mistura com água consagrada, pó e tintura. Se a esposa for inocente, o líquido não causará nenhum efeito adverso e será um sinal de bênção para gerar filhos. Caso seja culpada, a infusão funcionará como um veneno, resultando em desonra social.


O "Nazir" é aquele que se compromete a evitar, por um período, certos hábitos mundanos em dedicação a Hashem, como abster-se de uvas e derivados, não cortar o cabelo e evitar contato com cadáveres humanos. Ao término do voto, ele se barbeia completamente, oferece um sacrifício e retoma sua rotina normal. Se interromper antes do prazo, precisa reiniciar o período, mas somente após se barbear e trazer a oferenda. Os cohanim têm a responsabilidade de proclamar as bênçãos divinas ao povo.


Por fim, as obras do Mishkan são finalizadas e inauguradas no primeiro dia de Nissan, dois anos após o Êxodo. Os líderes tribais oferecem presentes representando suas tribos, além de contribuições pessoais de ouro, prata e oferendas de animais e vegetais.

A misericórdia não está limitada pela força, pois esta pode ser um ato de agressividade sem propósito. É essencial equilibrar as forças para evitar tanto um pacifismo ilusório quanto a violência. A construção do Shalom deve ocorrer dentro de uma misericórdia fortalecida – Guemilut Chassadim –, ou seja, por meio de obras de caridade que dão verdadeiro significado às bênçãos. A maior recompensa da ação positiva é a própria ação. O Eterno concede ao seu povo força, misericórdia e bênção. No entanto, atualmente, a sociedade tende a se dividir em extremos, o que prejudica o equilíbrio necessário para alcançar o verdadeiro Shalom.


Darkey Shalom (caminhos de paz)


Shabat Shalom Umevorach


Por

Marcos Wanderley

 

Referências

Torá de Rashi

Comentários sobre a Parashá: Nassô

Torá de Marzliah Melamed

Tanach - Ed. Sefer

Meor Hashabat

 

 

 

 

 

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