top of page

Por que Defendo Israel

Shalom!


Desde tempos imemoriais os judeus têm usado a palavra Shalom, como cumprimento. Mas a palavra significa “Paz”! Desde esses tempos nossa busca pela paz com os nossos vizinhos, com o próximo tem sido a tônica judaica. Amor entre os seres humanos. Um dos principais mandamentos do Judaísmo é “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Levítico 19:18). Este mandamento está no centro do livro central da Torá. Os sábios talmúdicos Hillel e Rabino Akiva indicaram que este é o mandamento central da Torá.



Mas pode ser que amar o próximo seja mais fácil, do que amar o estrangeiro, o diferente, assim esta é a mitzvá que mais é mencionada na Torah: amar e cuidar do estrangeiro. Esta mitzvá é mencionada 36 vezes na Torá, mais do que qualquer outra mitsvá. Na verdade, é muito mais do que 36 vezes se pegarmos orientações expressas de modo indireto.


Assim o povo judeu, esteve espalhado entre as nações, espalhando seus preceitos morais, éticos e culturais, que hoje se constituem entre os pilares da sociedade moderna.


Assim diante das acusações contra Israel, que não deve ser confundido com seu governo, que é sempre temporário, eu me ponho ao lado de Israel. Mas por que defendo Israel?


Apenas por ser judeu e ter um vínculo ancestral com Eretz Yisrael?


Não, eu defendo Israel, porque Israel é a única terra onde os judeus jamais serão exterminados por serem judeus.. Eu defendo Israel, porque é a única democracia no Oriente Médio e uma das poucas na Ásia. Eu defendo Israel, porque em Israel todos têm direito a praticar sua religião livremente. Inclusive os muçulmanos e cristãos.


Eu defendo Israel porque em Israel as mulheres e homens têm direitos iguais. Eu defendo Israel, porque Israel é o único local no Oriente Médio e um dos poucos em que as pessoas LGBTQIA + não são perseguidas. Defendo Israel, porque é o único local onde os cristãos podem praticar sua religião sem perseguição!


Eu defendo Israel porque é o único local onde as mulheres muçulmanas têm uma defesa legal em caso de violência doméstica, sem que sejam automaticamente acusadas de serem as culpadas. Eu defendo Israel porque qualquer jovem, rapaz ou moça pode escolher seu destino. Eu defendo Israel porque a educação, a saúde e outros direitos básicos são universais. Eu defendo Israel porque foi o único país do mundo que foi a África, para resgatar as pessoas negras da opressão e não escravizá-los. Eu defendo Israel porque é o único local do mundo construído por quem abre os braços para os judeus do mundo, mas está sempre disposto a acolher quem precisa, sendo habitualmente o primeiro país a chegar nos locais em que ocorreram catástrofes.

Eu defendo Israel, porque estimula nosso povo a continuar sendo “ Uma Luz entre as Nações”.


Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

APÓS 843 DIAS O REFÉM RAN GVILI EM ISRAEL - Segunda feira (26) foi de alegria mesclada com tristeza. Depois de exaustivos 843 dias, finalmente foi encontrado o corpo do último sequestrado israelense,

 
 
 
Notícias de Israel

TRUMP AMEAÇA O IRÃ, MAS... - A atual onda de violências no Irã teve inicio no final de dezembro de 2025 e continua no inicio do ano 2026. Entre os motivos podemos mencionar a catástrofe econômica, in

 
 
 
Notícias de Israel

O PREFEITO MUÇULMANO DA MAIOR CIDADE JUDAICA DOS EUA A ISLAMIZA - O recém empossado prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, que é o primeiro prefeito muçulmano no cargo, jurou obediência às leis do Cor

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page