top of page

Povo do Livro: Judaísmo para Todos, Bernardo Sorj.

O que é o judaísmo? Uma religião, uma forma de cultura de um determinado povo ou uma etnia? Há cerca de 110 anos atrás, o rabino Mordechai Kaplan, americano nascido na Lituânia, talvez seja quem melhor o definiu, Judaísmo como Civilização, nome do seu livro mais importante.

Sendo o Judaísmo, uma civilização, um amálgama de religião, cultura, costumes, etnia, humor, história sobretudo Chutzpah, o judaísmo é um diamante de mil faces, brilhando ao sol. Pois neste seu “Judaísmo para Todos” (Ed. Civilização Brasileira, 2010,172 pág.),expõe a faceta secular e cultural do judaísmo. Esta proposta quer transcender o aspecto mais conhecido, que é a face religiosa.


Discutindo a história da formação cultural dos judeus ao longo da história e o legado de pensadores como Spinoza, Freud e Hannah Arendt, passando pelas contribuições científicas e artísticas do povo judeu, ao longo de gerações e reafirmando que os laços singulares que nos unem e os componentes ancestrais e históricos que formaram nossa identidade e nossa alma judia, tem muitos ingredientes, o autor investiga os “eus” do judaísmo e do que é ser judeu.


Sorj é professor de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e entre outros trabalhos é autor ainda de Judaísmo para Século XXI, em parceria com o rabino Nilton Bonder.



Posts recentes

Ver tudo
Tzom - Jejum de Tevet 

O Jejum do 10 de Tevet (Assará BeTevet) - este ano, dia 30 de dezembro; começa às 4 e termina 18:26 - é uma data que encapsula camadas de luto na história judaica, servindo tanto como uma memória de u

 
 
 
Rosh Chodesh Tevet

(19/12/25 e 20/12/25 ao por do sol)   Por Marcos Wanderley   Tevet na História e no Talmud: entre a Luz e a Sombra   Tevet é marcado por eventos profundos. O mais conhecido é o jejum do 10 de Tevet (A

 
 
 
Chanuká

Chanuká  é uma festa judaica, de forma luminosa, em que a identidade espiritual sobrevive mesmo quando cercada por pressões que tentam apagá-la. A cada chama, uma lembrança: resistir não é só vencer b

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page