“Observar o Schabat é Celebrar um dia no Mágico Mundo Espiritual do Tempo”, esta é umas magníficas inspirações que encontraremos nesta breve, mas inesquecível obra do rabino e filósofo Abraham Joshua Heschel (1907 –, 1972), talvez o mais importante pensador judeu do século 20 ao lado de Martin Buber.
Nesta obra, encontraremos uma síntese do significado espiritual deste dia sagrado, que inova ao dar uma pausa para reflexão e descanso, permitindo ao homem, recarregar sua bateria, ao tempo em que permite que possamos usufruir um pouco das delícias do “ Mundo Vindouro” nesta vida: Conta uma lenda que quando o Eterno estava criando a Torah a ofereceu aos judeus e estes teriam perguntado o que ganhariam ao aceitá-la, ao receber a resposta de que seria o Olam Habá (Mundo Vindouro), teriam pedido para que se lhes mostrassem como era isso. Em resposta criou-se o Shabat.
Heschel nasceu em Varsóvia, na Polônia, em uma família hassídica, da qual estava destinado a liderar, conhecido como um prodígio desde criança, recebeu sua Smichá (ordenação rabínica) hassídica e posteriormente foi estudar na Universidade de Berlim, onde Heschel obteve seu doutorado na uma ordenação rabínica na não-denominacional Hochschule für die Wissenschaft des Judentums, também em Berlim. Fugindo do nazismo, foi parar nos Estados Unidos, onde lecionou por 05 anos no Hebrew Union College (HUC), o principal seminário de Judaísmo Reformista, em Cincinnati e até o de seus dias no Seminário Teológico Judaico da América (JTS) em Nova York, o principal seminário do Judaísmo Conservador. Heschel sempre foi um observante nos parâmetros estritos da ortodoxia, um pensador alinhado com a melhor tradição hassídica e ao pensamento moderno do movimento conservador e um homem de ação, tendo sido um grande ativista na causa dos movimentos civis e antiguerra do Vietnã nos EUA. Seu amigo Martin Luther King, o denominou "um dos homens verdadeiramente grandes" do seu tempo e "um grande profeta".
Neste opúsculo conseguimos perceber uma grande erudição, um texto poético e com o espírito hassídico de amor e fogo queimando na alma em cada palavra, que deve se traduzir em uma ação, também na tradição dos grandes profetas hebreus.
Comments