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Rosh Chodesh Cheshvan

Rosh Chodesh Cheshvan em 2025 será celebrado nos dias 22 e 23 de outubro porque o mês anterior, Tishrei, tem 30 dias — e, segundo a tradição judaica, isso faz com que Rosh Chodesh dure dois dias.

 

O que é Rosh Chodesh?

 

Rosh Chodesh (ראש חודש), literalmente “cabeça do mês”, é o início de cada mês no calendário hebraico, marcado pela lua nova. É considerado um feriado menor, com orações especiais, leituras da Torá e, em algumas comunidades, celebrações discretas. O mês de Cheshvan é o segundo mês do ano civil judaico e o oitavo do calendário bíblico.

 

Por que dois dias?

 

A duração de Rosh Chodesh depende da quantidade de dias do mês anterior:

 

- Se o mês anterior tem 29 dias, Rosh Chodesh é celebrado apenas no primeiro dia do novo mês.

- Se o mês anterior tem 30 dias, Rosh Chodesh é celebrado em dois dias: o último dia do mês anterior e o primeiro dia do novo mês.

 

Em 2025, o mês de Tishrei tem 30 dias, então Rosh Chodesh Cheshvan começa ao pôr do sol de 21 de outubro e termina na noite de 23 de outubro. Isso significa que:

 

- 22 de outubro (quarta-feira) é o 30º dia de Tishrei, considerado o primeiro dia de Rosh Chodesh.

- 23 de outubro (quinta-feira) é o 1º dia de Cheshvan, o segundo dia de Rosh Chodesh.

 

Significado espiritual de Cheshvan

 

Cheshvan é conhecido como o “mês silencioso” — não possui festas ou jejuns. Após o intenso ciclo de celebrações de Tishrei (Rosh Hashaná, Yom Kipur, Sucot), Cheshvan representa um retorno à rotina espiritual. Alguns místicos veem esse mês como uma oportunidade de internalizar os ensinamentos das festas anteriores e preparar o coração para o cotidiano com santidade.

 

Rosh Chodesh Cheshvan, com seus dois dias, pode ser visto como uma ponte entre o sagrado e o cotidiano. O primeiro dia, ainda em Tishrei, carrega o eco das festas e da renovação espiritual. O segundo dia, já em Cheshvan, marca o início de um mês sem celebrações — um convite à espiritualidade discreta, à santidade no silêncio. É como se o tempo dissesse: “leve a luz das festas para os dias comuns”.

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