top of page

Restaurantes de Tel Aviv se tornam Kosher para atender soldados, hospitais e evacuados

Foto do escritor: Roberto Camara Jr.Roberto Camara Jr.

Mais de 100 restaurantes de Tel Aviv correram para adquirir a certificação kosher para que pudessem preparar refeições para soldados, hospitais e para os evacuados das comunidades fronteiriças de Gaza.

Foto: Voluntários preparando refeições no restaurante Asif, em Tel Aviv, (Cortesia)


Só o restaurante HaAchim (os irmãos) da cidade serve cerca de 20.000 refeições todos os dias, com a ajuda de cerca de 300 voluntários, segundo o Times of Israel. Outros restaurantes de Tel Aviv também servem milhares de refeições todos os dias.


Mas o HaAchim, como muitos dos outros restaurantes de Tel Aviv que ajudam o esforço de guerra, são restaurantes não-kosher, o que exclui a sua comida para muitos dos soldados, funcionários do hospital e cidadãos deslocados e evacuados que observam as leis dietéticas judaicas.


Assim, receberam certificação temporária de emergência do rabinato da cidade para poderem fornecer essas refeições, diz o relatório.


A certificação foi possibilitada pelo ex-rabino-chefe Yisrael Lau, que emitiu uma decisão Haláchica (lei judaica) para permitir que restaurantes não-kosher tivessem certificação kosher de emergência para este período.


Shalom Simcha Elbert, chefe de cozinha do OCD, um dos melhores restaurantes de Israel e também localizado em Tel Aviv, também recebeu certificação kosher de emergência para ajudar no esforço de guerra.


“Dois terços das pessoas que alimentaremos são kosher”, disse Elbert.


“Durante cerca de sete horas, tivemos que dispensar a entrega de 10 mil refeições porque não tínhamos a certificação”, disse.


“Então agora estamos fechados no Shabat”, disse Elbert. “Não acreditamos em manter-nos kosher e não é isso que fazemos no dia a dia, mas queremos alimentar as pessoas de uma forma que as honre.”


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page