top of page

Restaurantes de Tel Aviv se tornam Kosher para atender soldados, hospitais e evacuados

Mais de 100 restaurantes de Tel Aviv correram para adquirir a certificação kosher para que pudessem preparar refeições para soldados, hospitais e para os evacuados das comunidades fronteiriças de Gaza.

ree

Foto: Voluntários preparando refeições no restaurante Asif, em Tel Aviv, (Cortesia)


Só o restaurante HaAchim (os irmãos) da cidade serve cerca de 20.000 refeições todos os dias, com a ajuda de cerca de 300 voluntários, segundo o Times of Israel. Outros restaurantes de Tel Aviv também servem milhares de refeições todos os dias.


Mas o HaAchim, como muitos dos outros restaurantes de Tel Aviv que ajudam o esforço de guerra, são restaurantes não-kosher, o que exclui a sua comida para muitos dos soldados, funcionários do hospital e cidadãos deslocados e evacuados que observam as leis dietéticas judaicas.


Assim, receberam certificação temporária de emergência do rabinato da cidade para poderem fornecer essas refeições, diz o relatório.


A certificação foi possibilitada pelo ex-rabino-chefe Yisrael Lau, que emitiu uma decisão Haláchica (lei judaica) para permitir que restaurantes não-kosher tivessem certificação kosher de emergência para este período.


Shalom Simcha Elbert, chefe de cozinha do OCD, um dos melhores restaurantes de Israel e também localizado em Tel Aviv, também recebeu certificação kosher de emergência para ajudar no esforço de guerra.


“Dois terços das pessoas que alimentaremos são kosher”, disse Elbert.


“Durante cerca de sete horas, tivemos que dispensar a entrega de 10 mil refeições porque não tínhamos a certificação”, disse.


“Então agora estamos fechados no Shabat”, disse Elbert. “Não acreditamos em manter-nos kosher e não é isso que fazemos no dia a dia, mas queremos alimentar as pessoas de uma forma que as honre.”


Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

NETANYAHU PEDE INDULTO - No domingo (30.11) o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu fez um terremoto político. Através dos seus advogados ele pediu indulto ao presidente Itzhak Herzog. El

 
 
 
Notícias de Israel

DIA DA PARTILHA, ESTADO JUDEU E ESTADO ÁRABE - Uma discussão que já vai por quase 80 anos é de como os judeus chegaram ao Estado de Israel e se foram destituindo os árabes que ali viveram. Vale a pen

 
 
 
Notícias de Israel

TRUMP FAZ NEGOCIOS AS CUSTAS DE ISRAEL - O presidente norte americano entrou como um tufão na Casa Branca. Desde janeiro deste ano, quando assumiu a presidência ele tenta fazer mudanças no mund

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page