Israel é “um pequeno Estado com uma alma gigante”.
United Hatzalah na Turquia (Reprodução)
O embaixador da Turquia em Israel deu as boas-vindas às equipes israelenses que retornaram na segunda-feira de uma missão de resgate após o terremoto devastador e agradeceu ao Estado judeu por salvar 19 vidas turcas.
“Muito obrigado, Israel”, disse Shakir Ozkan Torunlar na segunda-feira em uma cerimônia oficial no Aeroporto Ben Gurion dando as boas-vindas às equipes de resgate da chamada Operação Ramo de Oliveira.
Torunlar observou que foi “o maior desastre nacional dos últimos 100 anos”, com 13,5 milhões de pessoas afetadas, mais de 31.000 vítimas e quase 100.000 feridos.
“Mas, graças aos amigos da Turquia, muitos foram salvos por equipes de busca e resgate em campo”, disse ele.
“O governo de Israel foi um dos primeiros a fornecer sua equipe. Saúdo todos os que estavam entre aqueles que desembarcaram na zona de desastre e imediatamente iniciaram sua tarefa. Vocês salvaram 19 turcos… seguido por um hospital de campanha sendo erguido em menos de 24 horas e se tornando operacional.”
Ele também observou a vasta gama da sociedade civil israelense e ONGs que “demonstraram solidariedade exemplar com o povo turco”.
O chefe do Estado-Maior da IDF, tenente-general Herzi Halevi, disse às equipes de resgate que todo o país estava seguindo todas as pessoas que salvaram “de uma grande tragédia humana”.
“As IDF e Israel estão muito orgulhosos de você”, disse ele.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu também elogiou as equipes de resgate por salvar “19 mundos” e mostrar ao mundo “a boa e verdadeira face do Estado de Israel”, que ele disse ser “um pequeno estado com uma alma gigante”.
“A nação de Israel seguiu seu trabalho com muito orgulho. Você trouxe grande honra ao Estado de Israel”, disse ele.
Insinuando a agitação política que atualmente agita o país, Netanyahu continuou: “Especialmente nestes dias, seu serviço tem mais significado. Você nos lembra que somos uma nação, com um destino e um futuro.”
Comments