top of page

Uma Bahia de Esperança


Imagem: Lehakat Tikvá - Jerusalém VeSalvador BeIachad - Reprodução



Em setembro de 2019, quando ainda não imaginávamos que o mundo em breve viraria de cabeça para baixo, a SIB teve a honra de receber a Lehakat Tikvá, grupo de dança da Congregação Israelita Paulista – a CIP – formado majoritariamente por senhoras, assim digamos, mais experientes.

Foi um sucesso, com apresentações e aulas de Arkadá, como há muito não se via na Bahia. Mal sabíamos que esta seria uma das últimas oportunidades, por muito tempo que teríamos de estar – e dançarmos – juntos.

Você pode matar saudades das oficinas e apresentações, clicando aqui.


O que não poderíamos também imaginar é que 2 anos e pouco depois, esta visita se tornaria uma manifestação artística.

Acontece que em sua apresentação no tradicional Festival Carmel realizado na Hebraica deste ano, a Lehakat Tikvá fez questão de homenagear justamente esta visita como forma de chamar a atenção para as pequenas comunidades no Brasil.


A coreógrafa Denise Pripas Schinazi explicou assim: Existem relatos de que os primeiros judeus chegaram a Bahia nas embarcações de Cabral. Porém foi na década de 1920 que a comunidade judaica de Salvador se estabeleceu de forma mais organizada, com o surgimento da primeira sinagoga e colégio judaico da cidade. Hoje, apesar de pequena, a comunidade judaica de Salvador é vibrante e ativa, e recebeu muito bem a Lehakat Tikvá na nossa primeira viagem do projeto "Tikvá nas pequenas comunidades judaicas do Brasil". É em homenagem a essa comunidade e em celebração deste projeto lindo que dançamos Jerusalém Ve’Salvador BeIachad.


Abaixo, você confere a apresentação:




Uma coisa é certa: A Lehakat Tikvá terá sempre um lugar especial no coração da SIB.


Ah! A dica para este texto foi de Reveca Pikelaizen. Você também pode sugerir pautas através do nosso e-mail: sib.e.news@sibahia.org.br

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page